Como escrever planos de continuidade de negócios?

Se você começou a implementar uma gestão de continuidade de negócios, provavelmente o maior desafio que você está enfrentando é escrever os planos de continuidade de negócios.

Por que é tão difícil? Bem, você tem de pensar em vários cenários em que um desastre (ou outro tipo de interrupção das atividades comerciais) pode ocorrer e precisa elaborar uma maneira para lidar com esses incidentes excepcionalmente raros, mas possivelmente catastróficos.

Os problemas encontrados pelas pessoas que escrevem esses planos normalmente incluem o conteúdo do plano (quais são os principais elementos), o quão detalhado ele deve ser, quais etapas incluir, etc.

Uma das melhores soluções para todos esses dilemas é usar a norma BS 25999-2, que, juntamente com a BS 25999-1, define um modelo de como os planos devem ser escritos.

De acordo com essas normas, os planos de continuidade de negócios devem ser compostos de (1) plano de resposta a incidentes e (2) planos de recuperação. Um plano de resposta a incidentes geralmente é um único plano escrito para toda a organização e descreve o que deve ser feito imediatamente após um desastre – reduzir os efeitos do incidente, comunicar aos serviços de emergência, evacuar o edifício, reunir-se em pontos de concentração, organizar o transporte para locais alternativos etc.

Os planos de recuperação, em geral, são escritos separadamente para cada atividade crítica, e os passos a serem incluídos nos planos de recuperação geralmente são os seguintes: quando e como se comunicar com as várias partes interessadas (funcionários e seus familiares, acionistas, clientes, parceiros, entidades governamentais, meios de comunicação etc.), como reunir a equipe, como recuperar a infraestrutura, como verificar se os aplicativos estão funcionando e se os direitos de acesso são adequados, como verificar quais dados estão faltando ou foram corrompidos pelo desastre, como recuperar os dados e como decidir quando a recuperação está concluída, para que as operações normais possam recomeçar.

Os planos de recuperação de desastres (os planos de recuperação das infraestruturas TIC) devem ser escritos com muito cuidado, pois devem descrever como colocar cada sistema em funcionamento dentro do objetivo de tempo de recuperação de uma determinada atividade crítica. Isso geralmente é feito ao se escrever um plano detalhado de recuperação para cada sistema a ser recuperado.

A regra geral diz que o nível de detalhes em todos esses planos deve ser tal que outros funcionários (ou uma equipe externa) sejam capazes de executar o plano, se as pessoas que trabalham com essa atividade crítica não estiverem disponíveis. Portanto, use o bom senso ao escrever os planos, que devem ser compreensíveis para qualquer pessoa, não apenas para você.

Pela minha experiência, posso dizer que o maior desafio ao escrever esses planos é que os funcionários precisam enfrentar algo completamente diferente, algo sobre o qual eles nunca tiveram de pensar. Para superar esse problema, o melhor é organizar um workshop no qual, com ou sem um moderador, eles poderiam compartilhar suas opiniões sobre o que aconteceria se… , como reagir quando… etc.

A verdade é que o simples fato de seus funcionários começarem a pensar sobre continuidade de negócios é 50% do trabalho. Com essa abordagem, os resultados do plano de continuidade de negócios serão muito melhores.

Este seminário on-line gratuito também ajudará você a: Writing a business continuity plan according to ISO 22301.

Advisera Dejan Kosutic
Autor
Dejan Kosutic
Leading expert on cybersecurity & information security and the author of several books, articles, webinars, and courses. As a premier expert, Dejan founded Advisera to help small and medium businesses obtain the resources they need to become compliant with EU regulations and ISO standards. He believes that making complex frameworks easy to understand and simple to use creates a competitive advantage for Advisera's clients, and that AI technology is crucial for achieving this.

As an ISO 27001 and NIS 2 expert, Dejan helps companies find the best path to compliance by eliminating overhead and adapting the implementation to their size and industry specifics.
Conecte-se com Dejan: