DESCONTO DE PRIMAVERA
Ganhe 30% de desconto em kits, exames de cursos e planos anuais do Conformio.
Oferta por tempo limitado – termina em 25 de abril de 2024
Use o código promocional:
SPRING30

Curso de Auditor Líder vs. Curso de Implementador Líder – Por qual optar?

Caso você esteja entrando no mundo da ISO 27001 ou ISO 22301, você está provavelmente considerando buscar algum treinamento. Esta certamente é uma boa ideia; contudo, qual curso é melhor para você – Curso de Auditor Líder, ou Curso de Implementador Líder?

Tudo que você lerá neste artigo é válido não apenas para cursos de ISO 27001 e ISO 22301, mas também para cursos de ISO 9001, ISO 14001 e ISO 20000.

Como se parecem estes cursos?

Ambos os cursos de Auditor Líder e Implementador Líder duram cinco dias, e no quinto dia você deve passar em um exame; ambos os cursos são muito intensos, e normalmente você cumprir 40 horas em 5 dias.

No primeiro dia do curso, você terá uma visão detalhada de cada cláusula da norma, e um instrutor ensinará a você como interpretar a norma, bem como a lógica fundamental. Após o primeiro dia, o curso de Auditor Líder irá focar principalmente em técnicas de auditoria específicas para a norma abordada, enquanto o curso de Implementador Líder explicará os melhores métodos para implementação.

A maior parte dos cursos é bastante interativa – e.g., os cursos que ministro possuem aproximadamente 15 workshops durante estes 5 dias, os quais dão as estudantes uma oportunidade perfeita para aprender enquanto fazem o trabalho em grupo; claro que também existem apresentações, e um bom instrutor irá encorajar a discussão e a aplicabilidade da norma em situações reais.

Você não precisa de qualquer conhecimento especial para inscrever-se no curso – se você decidir participar do curso de ISO 27001 ou ISO 22301, é suficiente possuir um conhecimento mediano de TI, e nenhum conhecimento prévio de segurança da informação ou continuidade de negócio é necessário.

As principais diferenças

Cursos de Auditor Líder podem (e deveriam) ser acreditados (veja a próxima seção sobre a seleção de um provedor de treinamento), enquanto não há acreditação para o curso de Implementador Líder.

Contudo, a principal diferença entre estes dois cursos está em seus focos. Se você quer focar sua carreira em auditoria, você deveria definitivamente optar pelo curso de Auditor Líder; se você é um praticante focado na implementação, você deveria optar pelo curso de Implementador Líder. Se você está no negócio de consultoria, você provavelmente deveria optar por ambos, porque é assim que você irá aprender não apenas as técnicas de implementação, mas também os critérios do auditor de certificação; sem mencionar que quanto mais certificados você tiver como consultor, mais valioso você será.

Qual provedor de treinamento escolher?

Estes cursos geralmente são disponibilizados por organismos de certificação, mas também por organizações de treinamento especializadas. Você deveria pesquisar na Internet por organismos de certificação em seu país, isso aumenta as chances de encontrar tais cursos localmente.

Ao escolher um provedor de treinamento, você deveria procurar por cursos de Auditor Líder que sejam acreditados pela IRCA ou RABQSA – isto significa que, uma vez que você tenha passado no exame, este certificado será aceito por qualquer organismo de certificação caso você decida trabalhar como auditor líder para eles. Leia também How to become ISO 27001 Lead Auditor.

Não existem acreditação para o curso de Implementador Líder, então seu primeiro critério ao escolher um curso deveria ser o instrutor – se esta pessoa tem uma boa reputação, são grandes as chances de você participar de um curso de alta qualidade.

Invista tempo em sua educação

É verdade que ficar ausente do trabalho por cinco dias inteiros pode soar como ficção científica para você, assim se você não planeja focar sua carreira em normas ISO você poderia optar por cursos de um ou dois dias – veja uma lista aqui: Como aprender sobre a ISO 27001 e a BS 25999-2.

Contudo, se você planeja seriamente ter uma carreira em ISO 27001 ou ISO 22301, estes cinco dias serão um investimento crucial para você. Acredite em mim, não apenas você terá o certificado (o qual é preciso se você quer que outros o reconheçam), mas você também aprenderá a essência sobre estas normas – algo que você não será capaz de fazer apenas ao ler a norma de tempos em tempos.

Você pode participar gratuitamente dos cursos de Auditor Líder e Implementador Líder visitando estar página de Treinamento.

Nós agradecemos a Rhand Leal pela tradução para o português.

Advisera Dejan Kosutic
Autor
Dejan Kosutic
Leading expert on cybersecurity & information security and the author of several books, articles, webinars, and courses. As a premier expert, Dejan founded Advisera to help small and medium businesses obtain the resources they need to become compliant with EU regulations and ISO standards. He believes that making complex frameworks easy to understand and simple to use creates a competitive advantage for Advisera's clients, and that AI technology is crucial for achieving this.

As an ISO 27001 and NIS 2 expert, Dejan helps companies find the best path to compliance by eliminating overhead and adapting the implementation to their size and industry specifics.
Conecte-se com Dejan:
Tag: #ISO 27001