DESCONTO DE PRIMAVERA
Ganhe 30% de desconto em kits, exames de cursos e planos anuais do Conformio.
Oferta por tempo limitado – termina em 25 de abril de 2024
Use o código promocional:
SPRING30

Segurança da informação ou segurança de TI?

O número de controles foi atualizado de acordo com a revisão de 2013 da ISO 27001.

Algumas pessoas podem até pensar que esses dois termos são sinônimos, afinal, a segurança da informação não está totalmente relaciona a computadores?

Não necessariamente. O ponto principal é este: você pode ter medidas perfeitas de segurança de TI, mas apenas um ato malicioso feito, por exemplo, pelo administrador pode trazer todo o sistema de TI abaixo. Esse risco não tem nada a ver com computadores, tem a ver com as pessoas, processos, supervisão etc.

Além disso, informações importantes podem não estar em formato digital, podem estar no papel. Por exemplo, um importante contrato assinado com o maior cliente, anotações pessoais feitas pelo diretor executivo, ou senhas de administrador impressas e armazenadas em um cofre.

É por isso que eu sempre digo aos meus clientes que a segurança de TI é 50% da segurança da informação, porque a segurança da informação também compreende a segurança física, a gestão de recursos humanos, a proteção jurídica, a organização, os processos etc. O objetivo da segurança da informação é construir um sistema que leve em consideração todos os possíveis riscos para a segurança da informação (relacionados, ou não, à TI) e implementar controles abrangentes que reduzam todos os tipos de riscos inaceitáveis.

Essa abordagem integrada para a segurança da informação é muito bem definida na ISO 27001, a principal norma internacional sobre gestão da segurança da informação. Em suma, ela exige que a avaliação de riscos seja feita em todos os ativos da organização, incluindo hardware, software, documentação, pessoas, fornecedores, parceiros etc., e que controles aplicáveis sejam escolhidos para diminuir esses riscos.

A ISO 27001 oferece 114 controles em seu Anexo A. Fiz uma rápida análise dos controles, e os resultados são os seguintes:

  • controles relacionados à TI: 37%
  • controles relacionados à organização/documentação: 36%
  • controles de segurança física: 13%
  • proteção jurídica: 4%
  • controles relacionados à relação com fornecedores e compradores: 5%
  • controles de gestão de recursos humanos: 5%

O que significa tudo isso em termos de segurança da informação/implementação da ISO 27001? Esse tipo de projeto não deve ser visto como um projeto de TI, porque, como tal, é provável que nem todas as partes da organização estejam dispostas a participar. Deve ser visto como um projeto de toda a empresa, do qual todas as pessoas relevantes de todas as unidades de negócios devem participar: alta administração, equipe de TI, especialistas jurídicos, gestores de recursos humanos, equipe da segurança física, o lado comercial da organização etc. Sem essa abordagem, você vai acabar trabalhando com segurança de TI, e isso não irá protegê-lo dos maiores riscos.

Confira este treinamento on-line gratuito ISO 27001 Foundations Course para saber mais sobre ISO 27001.

Advisera Dejan Kosutic
Autor
Dejan Kosutic
Leading expert on cybersecurity & information security and the author of several books, articles, webinars, and courses. As a premier expert, Dejan founded Advisera to help small and medium businesses obtain the resources they need to become compliant with EU regulations and ISO standards. He believes that making complex frameworks easy to understand and simple to use creates a competitive advantage for Advisera's clients, and that AI technology is crucial for achieving this.

As an ISO 27001 and NIS 2 expert, Dejan helps companies find the best path to compliance by eliminating overhead and adapting the implementation to their size and industry specifics.
Conecte-se com Dejan:
Tag: #ISO 27001