ISO 27001 vs. ITIL: Similaridades e diferenças

Os serviços de TI estão entre as principais vias para o fluxo de informações entre organizações, seus clientes e parceiros, e com requisitos legais e contratuais demandando cada vez mais medidas de proteção da informação (o setor de saúde é um exemplo), estes serviços e suas práticas de gestão devem evoluir para se adaptar a este novo cenário. Mas como fazer isso de forma apropriada e de forma eficiente em custo?

Este artigo apresentará uma visão geral de como a ISO 27001, uma norma ISO com foco na gestão da segurança da informação, e o ITIL, um framework público-privado que foca na gestão de serviços de TI, estão relacionado considerando a proteção de informações e como ele podem ser usados em conjunto para aumentar seus benefício para o negócio de uma organização.

Fatos gerais

Aqui estão algumas informações que você pode achar úteis para um entendimento inicial da ISO 27001 e ITIL:

ISO 27001 ITIL
Norma internacional Estrutura de boas práticas
Define requisitos para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). Apresenta um conjunto de boas práticas para a gestão de serviços de TI, dando orientações para a provisão de serviços de TI de qualidade e os processos, funções e outras capacidades necessárias para suportá-los.
Aplicável para qualquer tipo e tamanho de organização. Aplicável para quase todos os tipos de ambiente de TI.
Implementação e certificação são opcionais. Implementação não está sujeita a certificação.
Versão atual: ISO 27001:2013 Versão atual: ITIL edição 2011

Como você pode ver, a ISO 27001 possui uma definição direta com relação a proteção da informação, enquanto que no ITIL ela é mais indireta. Isso é desta forma porque o termo “ITIL” se refere a múltiplas práticas para gestão e provisão de serviços de TI de qualidade, como gestão financeira e atendimento a solicitações. Contudo, uma vez que a segurança da informação também é um aspecto crítico na gestão de serviços de TI e na qualidade de serviços de TI, o ITIL trata da segurança da informação como um de seus processos de apoio (gestão da segurança), e integra a segurança da informação em muitos dos processos presentes no framework.

Estrutura da ISO 27001

A ISO 27001 consiste de 11 cláusulas e 114 controles de segurança genéricos agrupados em 13 seções (o Anexo A). Para maiores informações, leia estes artigos: Uma primeira impressão sobre a nova ISO 27001 e Visão geral do Anexo A da ISO 27001:2013.

Uma das limitações da ISO 27001 é que ela não prove detalhes sobre como atender os requisitos ou implementar controles, apenas sobre o que você precisa atingir. Para maiores detalhes, você pode usar a ISO 27002 como guia. Para mais informações, leia este artigo: Semelhanças e diferenças entre a ISO 27001 e a ISO 27002.

Estrutura do ITIL e similaridades e diferenças com a ISO 27001

Por outro lado, a estrutura do ITIL consiste de 26 processos e quarto funções, baseados em uma abordagem de ciclo de vida de serviço com cinco estágios:

Estratégia de serviço (4 processos): envolve o alinhamento da estratégia de TI com as metas e expectativas gerais do negócio, para assegurar a agregação de valor para a organização. Este estágio pode ser relacionado a cláusula 4 (Contexto da organização) da ISO 27001.

Design de serviço (7 processos): envolve assegurar que os serviços de TI atendam os objetivos de negócio equilibrando custo, funcionalidade e desempenho. Um dos processos no design de serviço e a gestão de segurança, e devido ao uso de muitos conceitos similares (e.g., tríade CIA, controles de segurança, etc.), ele pode ser coberto pela cláusula 6 (Planejamento) da ISO 27001. Para mais informações, leia este artigo: If anything shouldn’t be taken for granted… it’s Information Security Management.

Transição de serviço (7 processos): envolve assegurar que serviços de TI novos, modificados e retirados estejam atendendo as necessidades do negócio, e que as mudanças sejam geridas e controlada de forma eficiente. Este estágio pode ser relacionado a cláusula 8 (Operação) da ISO 27001 e ao controle A.12.1.2 – Gestão de mudança.

Operação de serviço (5 processos): envolve assegurar que os serviços de TI são operados de forma segura e confiável para apoiar as necessidades do negócio. Este estágio pode ser relacionado a cláusula 8 (Operação) da ISO 27001.

Melhoria continua de serviço (3 processos): envolve a melhoria da qualidade, eficiência e eficácia dos serviços de TI, ao mesmo tempo reduzindo custos. Este estágio pode ser relacionado às cláusulas 9 (Avaliação de desempenho) e 10 (Melhoria contínua) da ISO 27001.

Como você pode ver, embora a ISO 27001 e o ITIL tenham apresentações diferentes, eles compartilham uma abordagem similar ao ciclo PDCA, o que facilita trabalhar com ambos em conjunto.

Ciclo PDCA Cláusulas da ISO 27001:2013 Estágios do ITIL
Plan (planejar)

Cláusula 4 – Contexto da organização

Cláusula 5 – Liderança

Cláusula 6 – Planejamento

Cláusula 7 – Suporte

Estratégia de serviço

Design de serviço

Do (executar) Cláusula 8 – Operação

Transição de serviço

Operação de serviço

Check (checar) Cláusula 9 – Avaliação de desempenho Melhoria contínua de serviço
Act (ajustar) Cláusula 10 – Melhoria contínua Melhoria contínua de serviço

Adicionalmente, como na ISO 27001, ao ITIL faltam detalhes sobre “como fazer” com relação a como os processos deveriam ser implementados, embora ele forneça descrições detalhadas com relação a objetivos, atividades a serem feitas, entradas e saídas, em adição a listas de verificação, tudo para prover espaço para que as organizações possam adequá-los de acordo com suas necessidades. Uma comparação grosseira seria pensar no ITIL como se o conteúdo da ISO 27002 estive incluído na ISO 27001.

Como usar o ITIL e a ISO 27001 juntos?

Não há resposta exata para esta questão, uma vez que ela depende da organização e de seus requisitos. Uma abordagem é começar a implementação da ISO 27001 primeiro, porque ela cobre a gestão de segurança da informação de forma geral (da qual o ambiente de TI é apenas uma parte), e após isso ir para o ITIL, o qual fornecerá mais detalhes para implementação.

Outra alternativa é considerar os elementos da ISO 27001 para cada estágio do ITIL e implementá-los em sequência de acordo com um cronograma de implementação do ITIL.

Para mais informações sobre a implementação da ISO 27001 e ITIL, veja estes materiais: Diagrama para a implementação da ISO 27001:2013 e ITIL implementation diagram.

O importante aqui é que você veja a ISO 27001 e o ITIL como materiais complementares que podem ajudar uma organização a prover serviços ao cliente com a segurança apropriada.

Para saber mais sobre como implementar a ISO 27001, veja este ISO 27001:2013 Lead Implementer Online Course.

Nós agradecemos a Rhand Leal pela tradução para o português.

Advisera Rhand Leal
Autor
Rhand Leal

Rhand Leal has more than 15 years of experience in information security, and for six years he continuously maintained а certified Information Security Management System based on ISO 27001.


Rhand holds an MBA in Business Management from Fundação Getúlio Vargas. Among his certifications are ISO 27001 Lead Auditor, ISO 9001 Lead Auditor, Certified Information Security Manager (CISM), Certified Information Systems Security Professional (CISSP), and others. He is a member of the ISACA Brasília Chapter.