Get 2 Documentation Toolkits for the price of 1
Limited-time offer – ends March 28, 2024

Qual será o destino do representante da direção na nova ISO 9001:2015?

De todos os esboços da versão 2015 da ISO 9001, parece que a ova norma não incluirá requisitos para um representante da direção, mas é uma boa idéia apenas eliminar esta posição? O representante da direção tem sido parte dos requisitos da ISO 9001 desde que a versão 2000 foi publicada, e desde então esta posição teve um papel crucial na gestão do sistema de gestão da qualidade (SGQ). É difícil de acreditar que os criadores da norma ISO 9001 decidiram agora que este papel foi uma perda de tempo; ao invés disso, eu suspeito que eles decidiram que o papel está tão comumente integrado que ele não precisa mais ter requisitos na norma.

Assim, a questão permanence: quais trabalhos o representante da direção tem no SGQ que são válidas de se manter? Uma vez que a meta de se implementar o SGQ é melhorar, e todas as organizaçõesquerem remover desperdícios de seus processos, esta é uma questão válida de se fazer. Eu argumentaria que as seguintes atividades pelo representante da direção são valiosas e valem a pena, mesmo se a norma atualizada não as requer mais.

Manutenção do Processo e Reporte de Desempenho

Eu discuti no blog post Qual é o trabalho do representante da direção para a qualidade sobre a necessidade de alguém supervisionar a manutenção do processo e reportar o desempenho dos processos para a gestão sênior. Os donos de processo são especialistas em como os seus processos funcionam, mas as vezes eles podem estar cegos aos problemas causados pela interação pobre dos processos. É possível que os membros de um departamento de auditoria pudsessem olhar para as interações do processo e fazer sugestões, mas frequentemente é benéfico ter uma pessoa com a responsabilidade de tomar decisões.

Da mesma forma, enquanto é possível ter vários donos de processo responsáveis por apresentar dados, frequentemente é eficaz ter uma pessoa responsável por esta apresentação de forma que os dados sejam consistentes. Por exemplo, o seu dono do processo de compra pode reportar como o seu processo esta desempenhando, e seu dono do processo de entrada de mercadorias recebidas e inspeção pode reportar como seu processo está desempenhando, mas estes dois reportes de processo podem estar inconsistentes devido ao uso de dados diferentes. Se o departamento de compras esta reportando quão rápido os fornecedores entregam (entraga no prazo), mas o processo de entrada de mercadorias recebidas é dificultado por papelada entregue incorreta de forma consistente, isto pode não ser óbvio sem uma pessoa em comum revisando os dados para apresentação.

Ao ser consistente e fácil de se comparar, os dados então se tornam mais valiosos para a tomada de decisões e ações de melhoria. Quando uma pessoa está anlisando os dados de uma forma consistente, ações de melhoria podem ser vistas mais claramente.

Ligação com partes externas

Enquanto isto é apenas uma nota nos requisitos da ISO 9001, ele pode ser um dos papéis mais importantes para o representante da qualidade atuar. Organismos de certificação, clientes, e órgãos reguladores ainda irão querer uma pessoa com a qula entrar em contato com relação ao sistema de gestão da qualidade, e até agora esta pessoa era o representante da direção.

Como eu discuti em Additional responsibilities of quality management representatives, este importante papel pode dar às partes externas algum conforto. Quando alguém quer fazer uma reclamação, eles estarão muito mais satisfeitos se existir uma pessoa que seja fácil de entrar em cotnato, ao invés de serem enviados de uma pessoa para outra para tentar resolver suas questões. Um representante da direção para qualidade pode significar a diferença entre um problema rapidamente resolvido que satisfaz o cliente e um cliente irritado que sente que suas necessidades não são entendidas.

A pessoa certa tornará o papel útil e eficaz

Se você tem a pessoa certa para o papel de representante da direção para a qualidade, você verá os benefícios como discutido em Choosing the best person for the job of quality management representative. Esta pessoa ajudará a constuir seu SGQ na melhoria, e guiar sua organização em direção a eficiência em processos. Os requisitos da ISSO 9001 não são sobre adicionar despesas desnecessárias ao seu SGQ, nem tão pouco eles estão lá para eliminar uma coisa boa. Se você tem um bom representante da direção a sua disposição, então mantenha-o lá. As melhorias que você recebe valerão a pena.

Para mais informações sobre mudanças trazidas pela ISO 9001:2015, verifique esta Matriz ISO 9001:2015 vs. ISO 9001:2008 gratuita.

Advisera Mark Hammar
Autor
Mark Hammar
Mark Hammar is a Certified Manager of Quality / Organizational Excellence through the American Society for Quality and has been a Quality Professional since 1994. Mark has experience in auditing, improving processes, and writing procedures for Quality, Environmental, and Occupational Health & Safety Management Systems, and is certified as a Lead Auditor for ISO 9001, AS9100, and ISO 14001.