Como estar em conformidade com os requisitos de liderança da ISO 9001:2015

Em muitas formas, os requisitos de liderança na versão esboço da atualização 2015 da ISO 9001 não são novos. A ISO 9001sempre teve a importância da alta direção como um dos seus sete princípios da gestão da qualidade que forma a base da norma. A liderança na ISO 9001 versão 2015 é importante porque, sem o suporte contínuo da gestão para o Sistema de Gerenciamento da Qualidade (SGQ), você terá problemas. Se a gestão não estiver incluída no seu sistema, o seu SGQ estará com problemas.

Para mais sobre os princípios do sistema de gestão da qualidade que são a fundamentação da ISO 9001, veja este artigo do blog sobre Seven Quality Management Principles behind ISO 9001 requirements.

Quais são os requisitos de lideraçã no novo esboço da ISO 9001:2015?

A seção 5 da nova norma é sobre liderança, e muitos destes requisitos são muito próximos ou idênticos àqueles cobertos na versão vigente da norma sob os requisitos da responsabilidade da gestão. A primeira subseção é sobre as formas que a alta direção precisa para demonstrar liderança e comprometimento com respeito ao SGQ, tais como ser responsável pela eficácia do SGQ, assegurar que os recursos estejam disponíveis, promover a melhoria contínua, e assegurar que a Política da Qualidade e objetivos estejam implantados e consistentes com as metas da organização e do SGQ.

As outras três subseções cobrem a necessidade por foco no cliente, requisitos para a Política da Qualidade, e os papéis, responsabilidades e autoridades da organização. Estes requisitos todos têm requisitos espelho na norma vigente, com modificações menores. O papel muito importante da alta direção para assegurar que o SGQ permaneça, pertinente, adequado e eficaz não foi reduzido, muito embora alguns requisitos, tais como o papel do representante do Sistema de Gestão da Qualidade, tenha sido removido. A alta direção ainda permanece importante.

Para mais sobre o que está acontecendo com o representante do sistema de gestão da qualidade, leia este artigo sobre Qual será o destino do representante da direção na nova ISO 9001:2015?

Liderança e compromisso na ISO 9001 – Como atender aos requisitos

Como eu disse, todos estes requisitos são muito similares àqueles que já estão implementados, então grandes mudanças não são requeridas na forma com a qual você tem a alta direção envolvida no Sistema de Gestão da Qualidade. Aqui estão algumas coisas que são importantes para mostrar que a alta direção tem um comprometimento com o Sistema de Gestão da Qualidade:

  • A eficácia do SGQ é medida, e a gestão é envolvida em sua avaliação.
  • A Política da Qualidade e objetivos estão implantados por direcionamento da gestão, comunicados na organização e rastreados em seu progresso.
  • O SGQ é parte dos processos de negócio, não um projeto a parte.
  • Recursos necessários são revistos e alocados pela gestão.
  • Melhoria continua é promovida e apoiada pela gestão.
  • Existe uma forma de assegurar que os requisitos de clients, estatutários e regulatórios são entendidos e atendidos, e as pessoas entendem porque isto é importante.
  • Há um foco da gestão na satisfação do cliente.
  • Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais são designadas, entendidas pelas pessoas a quem são designadas, e conhecidas por aqueles empregados que precisam avaliar uma pessoa em um certo papel.

Também é importante notar que os requisitos para análise crítica pela direção ainda estão presentes no esboço da norma ISO 9001:2015, então este significante método de retorno para a alta direção na manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade ainda continua no lugar. Este processo continua a ter um papel central em demonstrar que a alta direção tem um compromisso contínuo com o SGQ.

O envolvimento da alta direção não é opcional

Tem sido dito várias e várias vezes, se você quer que seu Sistema de Gestão da Qualidade seja bem-sucedido, você precisa de apoio da gestão. Por que você desperdiçaria o tempo e dinheiro requerido para implementar um SGQ, se outras prioridades irão simplemente se sobrepor aos benefícios que poderiam ser obtidos se a gestão apoiasse o sistema de gestão? Sem o apoio da gestão, um SGQ será suplantado por outras prioridades e os benefícios de usar a melhoria contínua para focar nas necessidades do cliente serão perdidos. Um SGQ apoiado pela gestão é um SGQ bem-sucedido.

Clique aqui para baixar o artigo gratuito  Clause by clause explanation of ISO 9001 para ajudar com o entendimento dos requisitos.

Advisera Mark Hammar
Autor
Mark Hammar
Mark Hammar is a Certified Manager of Quality / Organizational Excellence through the American Society for Quality and has been a Quality Professional since 1994. Mark has experience in auditing, improving processes, and writing procedures for Quality, Environmental, and Occupational Health & Safety Management Systems, and is certified as a Lead Auditor for ISO 9001, AS9100, and ISO 14001.