• (0)
    ISO-14001-blog

    Base de conhecimento ISO 14001

    4 etapas na identificação e avaliação de aspectos ambientais

    Identificação e avaliação de aspectos ambientais significativos, especialmente na fase de planejamento, é a parte mais fundamental da ISO 14001. Entender os aspectos e impactos ambientais é um dos fatores de sucesso chave da implementação de um SGA em conformidade com a ISO 14001. Na linguagem da ISO 14001, “um aspect ambiental é um element das atividades, produtos ou serviços de uma organização que tem ou pode ter um impacto no ambiente”.

    O que é exatamente um aspect ambiental?

    Um aspect ambiental é a forma como sua atividade, serviço ou produto impacta o ambiente. Por exemplo, um dos aspectos ambientais da lavagem de carros pode ser um agente de limpeza que tem o potencial de poluir a água (esta poluição é o impacto ambiental).

    Abaixo estão exemplos de conecções entre atividades, serviços, aspectos e impactos.

    4 etapas na identificação e avaliação de aspectos ambientais - 14001Academy

    Um impacto ambiental é uma mudança no ambiente. Impactos ambientais são causados por aspectos ambientais.

    Nas próximas etapas você encontra’ra uma abordagem básica, sistemática, para identificar, avaliar e gerir aspectos ambientais.

    1. Definição do escopo do SGA

    Antes de iniciar a lida com aspectos e impactos ambientais, você deveria primeiro definer o escopo do SGA. Você pode escolher aplicar a ISO 14001 em toda a organização, ou apenas para uma unidade, localização ou produto específico. Uma vez que você tenha tomado esta decisão você definiu o escopo do SGA. Daí em diante, todas as atividades, serviços e produtos que estão dentro do seu escopo definido têm que ser levadas em consideração quando você definir aspectos e impactos ambientais.

    2. Identificação de aspectos ambientais

    Primeiro, exoliquemos os termos atividade, serviço e produto. Uma atividade é uma parte do núcleo do negócio (ex.: etapas do processo de produção). Serviço significa um serviço auxiliar que apoia as atividades núcle (ex.: caldeiras, aquecedores & resfriamento, manutenção). Um produto são as mercadorias que você oferece para o mercado. Um aspect ambiental do produto poderia ser, por exemplo, embalagem excessive do produto, ou nível de capacidade de reciclagem do produto ao final de seu ciclo de vida.

    Como a ISO 14001 declara, “A organização deverá estabelecer um procedimento para identificar aspectos ambientais e determiner aqueles aspectos que tem ou podem ter um impacto significativo no ambiente”. Você deveria também manter um registro dos aspectos ambientais, que são mantidos atualizados e levados em conta no planejamento de atividades, produtos ou serviços novos ou modificados.

    Aspectos podem ser divididos em diretos e indiretos. Aspectos ambientais diretos estão associados com atividades, produtos e serviços da própria organização, sobre os quais ela tem controle gerencia direto (ex.: como você gerencia resíduos em suas instalações). Contudo, para organizações não industriais o foco frequentemente será em aspectos ambientais indiretos de suas atividades (ex.: como seus subcontratados gerenciam resíduos em suas instalações, aspectos controlados em cadeia, aspectos controlados pelo cliente).

    De forma a identificar seus aspectos ambientais você precisa estudar como as atividades, produtos e serviços de sua organização afetam o ambiente. A identificação de aspectos ambientais frequentemente considera, por exemplo, emissões no ar, liberações na água e em terra, uso de matéria prima, desperdício e recursos naturais, impactos na biodiversidade, etc.

    Quando da identificação de aspectos ambientais, todas as partes das operações da organização no escopo definido têm que ser consideradas, não apenas as atividades núcleo de manufatura ou de serviço. Por exemplo, muitas instalações posusem mum departamento de manutenção, escritórios, uma cantina, sistemas de aquecimento e resfriamento, estacionamento de veículos e atividades de empreiteiros e fornecedores – cada uma das quais pode ter um impacto no ambiente.

    Várias técnicas podem ser usadas para compilar uma lista detalhada de aspectos e impactos ambientais em uma instalação – ex.: método da cadeia de valor, método do fluxo de processo, identificação de materiais, método da conformidade com requisitos legais, etc.

    Uma boa prática é envolver uma equipe multi functional de áreas chave da operação.

    Para cada tipo de atividade, produto ou serviço, você precisa listar seu aspecto ambiental único – isto resultará em uma lista ou matriz geral de aspectos e impactos.

    3. Avaliação de aspectos ambientais significativos

    Opropósito da avaliação de aspectos ambientais significativos é focar no qua mais importa (ex.: regra dos 20-80). Você não rpecisa gerir todos os aspectos ambientais – apenas aqueles que são, de acord como seus próprios critérios, declarados significativos.

    Aspectos ambientais significativos são o principal foco do sistema de gestão ambiental de sua organização.

    Dependendo do tipo, natureza, e complexidade de uma organização, existem muitas técnicas disponíveis para conduzir uma avaliação para determinar a significância dos aspectos ambientais. Ao avaliar a significância você deveria considerar:

    • potencial para causar dano ambiental
    • tamanho e frequência do aspecto
    • importância para as partes interessadas da organização
    • requsiitos de legislação ambiental relevante

    Cada organização deve estabelecer seus próprios critérios para significância baseados emu ma análise crítica sistemática de seus aspectos ambientais e seus atuais e potenciais impactos.

    4. Grenciando aspectos ambientais significativos

    Cada aspecto sifgnificativo deveria ser trazido sob controle pelo estabelecimento de um ou mais dos seguintes controles: pessoa responsável (ISO 14001; 4.4.1), plano de treinamento (ISO 14001; 4.4.2), ou procedimento, lista de verificação e/ou cronograma de manutenção (ISO 14001; 4.4.6). O nível de controle deveria ser apropriado a natureza do risco do aspect significativo. Cada um dos itens anteriores é uma parte da rotina de trabalho diária.

    Um SGA pode frequentemente ser mais complicado do que o necessário. A chave para qualquer SGA eficaz é ter os aspectos ambientais certos desde o começo. A identificação apropriada de aspectos ambientais não apenas economizará seu tempo, mas também permitirá a você atingir grandes benefícios com seu SGA uma vez que ele esteja implementado.