O que é a ISO 14001?

“O que é a ISO 14001?” Existe um resposta simples para esta questão?

Você não está sozinho neste pensamento. Esta visão geral está aqui para você aprender o básico da ISO 14001, ajudar você a descobrir quais são os requisitos da ISO 14001, e para dar a você uma orientação sobre o que precisa ser feitos para implementar um sistema de gestão ambiental e tornar-se certificado.

Quais são os princípios básicos da ISO 14001?

A ISO 14001 tornou-se a norma internacional para projeto e implementação de um sistema de gestão ambiental. A norma é publicada pela ISO (International Organization for Standardization – Organização Internacional para Padronização), um organismo internacional que cria e distribui normas que são aceitas em todo o mundo. A mais recente versão dos requisitos para sistema de gestão ambiental foi publicada em 2015, e é referida como “ISO 14001:2015”. A norma foi acordada por uma maioria dos países membros antes de ser liberada e atualizada, e como tal se tornou uma norma internacionalmente reconhecida aceita por uma maioria de países ao redor do mundo.

Em um levantamento da certificação ISO 14001 no final de 2017, o número de empresas que implementaram um sistema de gestão ambiental ISO 14001 mostra uma tendência estável em todo o mundo. Abaixo estão os resultados ao longo do dos últimos de 6 anos.

Number of ISO 14001 certificates per year

Dados colhidos da Pesquisa ISO 2017

O que é um sistema de gestão ambiental?

Um sistema de gestão ambiental, frequentemente chamado SGA, é composto de políticas, processos, planos, práticas e registros que definem as regras governando como sua organização interage com o ambiente. Este sistema precisa ser adequado à sua organização em particular, porque apenas a sua organização terá os exatos requisitos legais e interações ambientais que combinam como seus processos de negócio específicos. Contudo, os requisitos da ISO 14001 proveem uma estrutura e orientações para a criação do seu sistema de gestão ambiental de forma que você não perca elementos importantes necessários para um SGA ser bem-sucedido.

Indo ao cerne do porquê a ISO 14001 é importante

Tomar conta de nosso ambiente, e prevenir nossas organizações de causar impactos negativos ao ambiente, são os dois desafios mais importantes enfrentados pelo negócio dos dias de hoje. Um dos maiores benefícios da implementação de um SGA está no reconhecimento que vem por estar entre aqueles negócios que se preocupam o bastante em reduzir sua pegada ambiental. Isto pode trazer melhores relacionamentos com clientes, o público, e a comunidade em torno de sua organização, mas isso também traz outros benefícios.

Juntamente com a boa imagem pública, muitas organizações podem economizar dinheiro através da implementação de um sistema de gestão ambiental. Isto pode ser atingido ao se reduzir incidentes que podem resultar em custos de responsabilização, ao ser capaz de obter seguros a custos mais razoáveis, e ao conservar matérias primas e energia através da redução de esforços. Esta melhoria em controle de custo é um benefício que não pode ser desconsiderado ao se tomar a decisão de implementar um sistema de gestão ambiental.

Como a ISO 14001 se parece?

A estrutura da ISO 14001 é dividida em dez seções. As três primeiras são introdutórias, com as últimas sete contendo os requisitos para o sistema de gestão ambiental. Aqui está sobre o que são as sete seções principais:

Seção 4: Contexto da organização – Esta seção fala sobre os requisitos para entender sua organização para implementar um SGA. Inclui os requisitos para identificar questões internas e externas, identificando as partes interessadas e suas expectativas, definindo o escopo do SGA e identificando os processos necessários para o SGA.

Seção 5: Liderança – Os requisitos de liderança cobrem a necessidade de que a alta gerência seja instrumento na implementação do SGA. A alta gerência precisa demonstrar compromisso com o SGA, garantindo o compromisso ambiental, definindo e comunicando a política ambiental e atribuindo papéis e responsabilidades a toda a organização.

Seção 6: Planejamento – A alta gerência também deve planejar o funcionamento contínuo do SGA. Os riscos e as oportunidades do SGA na organização precisam ser avaliados, e os objetivos ambientais para melhoria precisam ser identificados e os planos devem ser feitos para atingir esses objetivos. Além disso, é necessário que a organização avalie todas as maneiras pelas quais os processos organizacionais interagem e afetam o ambiente, bem como os compromissos legais e outros que são necessários para a organização.

Seção 7: Suporte – A seção de suporte lida com o gerenciamento de todos os recursos para o SGA e também inclui requisitos relacionados à competência, conscientização, comunicação e controle das informações documentadas (os documentos e registros necessários para seus processos).

Seção 8: Operação – Os requisitos operacionais lidam com todos os aspectos dos controles ambientais necessários aos processos organizacionais, bem como a necessidade de identificar possíveis situações de emergência e planejar respostas para que você esteja preparado para responder caso ocorra uma emergência.

Seção 9: Avaliação de desempenho – Esta seção inclui os requisitos necessários para garantir que você possa monitorar se o seu SGA está funcionando bem. Inclui monitoramento e medição de seus processos, avaliação da conformidade ambiental, auditorias internas e análise crítica contínua do SGA pela direção.

Seção 10: Melhoria – Esta última seção inclui os requisitos necessários para tornar seu SGA melhor ao longo do tempo. Isso inclui a necessidade de avaliar a não-conformidade do processo e tomar ações corretivas para os processos.

Estas seções estão baseadas em um ciclo PDCA, o qual usa estes elementos para implementar mudanças dentro dos processos da organização de forma direcionar e manter melhorias dentro dos processos.

PDCA cycle

Para saber mais sobre como isso funciona dentro do padrão ISO 14001, este artigo do blog oferece uma explicação mais detalhada: PDCA na norma ISO 14001.

Por que você deveria implementar a ISO 14001 em sua organização?

Os benefícios da ISO 14001 não podem ser exagerados; organizações grandes e pequenas têm usado esta norma com grande efeito, como mencionado acima. Aqui estão alguns poucos destes benefícios:

Melhore sua imagem e credibilidade – Ao assegurar aos seus clientes que você tem um comprometimento com uma gestão demonstrável dos seus impactos ambientais, você pode melhorar sua imagem e participação no mercado através da manutenção de uma boa imagem pública e relações melhoradas com a comunidade.

Melhore o controle de custos – Uma melhoria que todas as organizações estão buscando é a redução de custos. O SGA pode ajudar com isto por meio da conservação de energia e de matéria prima, enquanto reduzindo incidentes nos quais a organização pode incorrer em custos de responsabilidade e controles ambientais melhorados podem ajudar a obter seguro a custos reduzidos para a organização.

Tome decisões com base em evidências – Ao assegurar que você está usando dados precisos para tomar suas decisões sobre o que melhorar, você pode aumentar enormemente as chances de que suas melhorias serão bem-sucedidas na primeira tentativa ao invés de ter várias tentativas malsucedidas. Ao usar estes dados para rastrear o seu progresso você pode corrigir estas iniciativas de melhoria antes que elas “saiam dos trilhos”, o que pode lhe economizar custos e tempo.

Crie uma cultura de melhoria contínua – Com melhoria contínua, você pode trabalhar rumo a melhores processos e impactos ambientais reduzidos de uma forma sistemática de forma a melhorar sua imagem pública e potencialmente reduzir seus custos, como identificado acima. Quando uma cultura de melhoria é criada, as pessoas estão sempre buscando formas de tornar seus processos melhores, o que torna manter o SGA mais fácil.

Engaje o seu pessoal -Tendo a escolha entre trabalhar para uma organização que mostra preocupação com o ambiente ao seu redor e outra que não faz isso, muitas pessoas prefeririam a primeira organização. Ao engajar seus empregados em um esforço de grupo para reduzir sua pegada ambiental você pode aumentar o foco e a retenção dos empregados.

Quais são as etapas práticas para se tornar certificado na ISO 14001?

O que é a certificação ISSO 14001? Existem dois tipos de certificação, a certificação do sistema de gestão ambiental de uma organização com relação aos requisitos da ISO 14001, e a certificação de indivíduos para serem capazes de auditar com relação aos requisitos da ISO 14001. Esta seção discute as etapas para uma organização implementar um sistema de gestão ambiental ISSO 14001 e tê-lo certificado.

A certificação ISO 14001 para a sua organização envolve implementar um SGA baseado nos requisitos da ISO 14001, e então contratar um organismo de certificação reconhecido para auditar e aprovar seu SGA como atendendo os requisitos da norma ISO 14001.

Começando com o apoio da direção e identificação dos requisitos legais para o SGA, você precisará começar com a definição de sua política ambiental, aspectos ambientais, e objetivos e metas ambientais, que juntos definem o escopo e implementação geral do sistema de gestão ambiental. Juntamente com estes, você precisará criar os processos e procedimentos obrigatórios e adicionais necessários para as operações de sua organização. Existem vários processos obrigatórios que precisam ser incluídos, e outros a serem adicionados à medida que a organização os achar necessários. Para uma boa explicação sobre isto, dê uma olhada neste artigo sobre Lista de documentos obrigatórios requeridos pela ISO 14001:2015.

Esta criação de documentos e registros pode ser feita internamente pela sua organização, ou você pode obter ajuda através da contração de um consultor ou compra de documentação padrão. Para ver exemplos de documentação, visite esta página de downloads gratuitos da ISO 14001 page.

Uma vez que todos os processos e procedimentos estejam no lugar, você precisará operar o SGA por um período de tempo. Ao fazer isso, você será capaz de coletar os registros necessários para ir para as próximas etapas: auditar e analisar criticamente seu sistema e tornar-se certificado.

Etapas obrigatórias para terminar a implementação e obter a certificação

Após concluir toda a sua documentação e implentá-la, sua organização também precisa realizar estas etapas para assegurar uma certificação bem-sucedida:

Auditoria Interna – A auditoria interna existe para você verificar os processos do seu SGA. A meta é assegurar que os registros estão no lugar para confirmar a conformidade dos processos e para descobrir problemas e fraquezas que de outra forma permaneceriam escondidas,

Análise crítica pela direção – Uma análise crítica formal pela sua direção para avaliar os fatos relevantes sobre os processos do Sistema de gestão de forma a tomar decisões apropriadas e designar recursos.

Ações corretivas – Seguindo a auditoria interna e a análise crítica pela direção, você precisa corrigir a causa raiz de quaisquer problemas identificados e documentar como eles foram resolvidos.

O processo de certificação de uma organização é divido em duas etapas:

Estágio Um (análise crítica da documentação) – Os auditores do seu organismo de certificação escolhido verificarão para assegurar que sua documentação atende os requisitos da ISO 14001.

Estágio Dois (auditoria principal) – Aqui, os auditors do organismo de certificação verificarão se suas atividades correntes estão em conformidade com a ISO 14001 e sua própria documentação por meio da revisão de documentos, registros e práticas da organização.

Quais treinamentos e certificações da ISO 14001 estão disponíveis se você é um indivíduo?

Treinamento nos conceitos da ISO 14001 está disponível, e existem uma variedade de opções de cursos para indivíduos escolherem. Apenas o primeiro dos cursos mencionados abaixo pode levar a certificação para o indivíduo ser capaz de auditar por um organismo de certificação, mas os outros são muito úteis para aqueles que estarão utilizando estas habilidades dentro de sua própria organização.

Curo de Auditor Líder da ISO 14001 – Este é um curso de quarto a cinco dias com foco no entendimento da norma de SGA ISO 14001 e em ser capaz de usá-lo para auditar sistemas de gestão com relação a estes requisitos. O curso inclui um exame ao final para verificar o conhecimento e competência, e é apenas com um curso acreditado que um indivíduo pode se tornar aprovado para auditar por um organismo de certificação.

Curso de Auditor Interno da ISO 14001 – Este é comumente um curso de dois ou três dias que é baseado no curso de auditor líder acima, mas não inclui o teste de competência, assim este é mais útil para alguém começando a realizar auditorias internas dentro de uma organização.

Curso de Conscientização e Implementação da ISO 14001 – Vários cursos são oferecidos que proveem conhecimento da ISO 14001 e como implementá-la. Estes podem ser cursos de um, dois ou até mesmo cinco dias, e pode até mesmo incluir sessões de treinamento online como um método de ensinar o material. Estes cursos são bons para aqueles que precisam de uma visão geral da norma ISO 14001, ou aqueles que estarão envolvidos na implementação dentro de uma organização, e muitos são mais econômicos do que investir no curso de auditor líder para aqueles envolvidos neste nível.

Existe um número de organizações de treinamento acreditadas ao redor do mundo onde você pode ganhar qualificações individuais na ISO 14001.

Para saber mais sobre a implementação da ISO 14001, por favor, visite nossa página ISO 14001 Download gratuito. Você encontrará vários recursos úteis.

iciar-iso-expert

Iciar Gallo
ISO 14001 especialista

Você tem alguma questão sobre qualquer etapa?

Converse com nossos consultores gratuitamente

SCHEDULE FREE CONSULTATION

Ferramenta Gratuita de Análise de Lacunas da ISO 14001

(em inglês)

Nossa ferramenta de análise de lacunas é parte de nossa suíte de ferramentas gratuitas da ISO 14001. Ela ajuda você a identificar quais partes da ISO 14001 você já implementou, não importando se você está apenas començando sua implementação, ou se você está quase em sua conclusão.

VEJA COMO FUNCIONA

NOSSOS CLIENTES

NOSSOS PARCEIROS

  • Advisera é um Provedor Certificado TPECS da Exemplar Global para as Unidades de Competência em IS, QM, EM, TL e AU.
  • ITIL® é uma marca registrada da AXELOS Limited. É usada sob licença da AXELOS Limited. Todos os direitos reservados.
  • DNV GL Business Assurance é um dos principais provedores de certificações de sistema de gestão acreditados.