DESCONTO DE PRIMAVERA
Ganhe 30% de desconto em kits, exames de cursos e planos anuais do Conformio.
Oferta por tempo limitado – termina em 25 de abril de 2024
Use o código promocional:
SPRING30

Prontidão e resposta a emergência na ISO 14001

O que é requerido pela ISO 14001 quando ela discute prontidão e resposta a emergência na seção 4.4.7? Esta questão é frequentemente um problema para muitos implementadores da norma. Obviamente, há uma necessidade de se ter planos para prontidão e resposta a emergências, mas por onde você começa? Que tipo de emergências você precisa tratar? Quão detalhados seus planos precisam ser? Prossiga em sua leitura para saber as respostas a estas questões e descobrir mais sobre por que e como.

Olhe para os seus aspectos ambientais primeiro

Basicamente, se há uma situação de emergência onde um impacto ambiental negative ocorre, a organização precisa ter planos disponíveis para lidar com esta situação para evitar ou minimizar danos ambientais. De forma a decidir quais situações antecipar, é melhor olhar para os aspectos ambientais que você identificou anteriormente em sua implementação da ISO 14001. Existem algumas coisas que estão identifciadas nos aspectos ambientais que podem ajudar com isto, e para ver uma explicação completa do processo por favor veja Environmental aspect identification and classification.

O impacto – Uma vez que os aspectos ambientais são quaisquer partes das atividades de sua organização que poderiam interagir com o ambiente, positive ou negativamente, é importante notar como o aspecto causa um impacto. Obviamentw, você não precisa fazer planos para uma resposta a emrgência quando o impacto ao ambiente é positivo – apenas quando ele é negativo.

Controle – Parte da identificação é indicar se você controla o aspect ou meramente tem influência sobre ele. Isto é importante, uma vez que você pecisa ter controle sobre o aspect de forma acriar um plano de emergência e responder a ele.

Significância – Esta é provavelmente a parte mais útil da identificação de aspectos quando se trata de identificar a necessidade por prontidão para emergência. Se o aspecto foi identificado como significativo, tal como o potencial para um grande incêndio em um processo, então isto é uma indicação de que você precisa ter um plano de resposta a emergência pronto em caso de um derramamento de óleo ocorrer. Se o potencial incêndio for pequeno, e o combustível em chamas tiver apenas um impacto pequeno no ambiente (tal como álcool queimando ao invés de borracha de pneu), então o aspecto pode não ter sido identificado como significativo e um plano de emergência pode não ser necessário (ou seria muito mais simples do que um plano para um incêndio de maiores proporções).

O que é necessário em um planejamento de emergência?

A primeira coisa requerida é ter um procedimento para como você identificará as situações potenciais de emergência. Este procedimento pode ser documentado ou não, como determinado pela organização, mas deve ser adequadamente usado de forma que seja entendido pelos empregados que precisem usá-lo. Você então precisa decidir, usando o procedimento, que situações potencias existem. Após decider que situações potencias de emergência você tem, incluindo acidentes em potencial que poderiam impactor o ambiente, você precisa decidir como você respoderá a eles.

Como declarado anteriormente, a resposta deveria ser comparável a quão significativa a situação poderia ser. Planos para um grande derramentamento de um produtoquímico potencialmente danoso (tal como o despejo de um barril de ácido) pode implicar em ter em mãos suprimentos que lhe permitirão conter e limpar o derramamento – incluído respiradores, roupas protetoras e uma equipe de indivíduos habilidosos e treinados que possam remover com segurança o derramamento com o mínimo de impacto ao ambiente. Reciprocamente, planos para um derramamento pequeno de muitos produtos químicos inofensivos (tais como uma garrafa muito pequena de álcool) podem ser tratados com menos detalhes e menos preocupações de segurança.

Após decidir como responder, esta resposta precisa ser documentada de tal forma que ela possa ser usada e entendida. Isto novamente não precisa ser um procedimento documentado, mas precisa estar em tal forma que aqueles na organização que precisem dele possam usá-lo de forma conssitente. Os procedimentos precisam ser revisados periodicamente, e revisados quando necessário para assegurar que você tem um plano que funcionará de forma consistente.

Por último, a norma requer que estes planos sejam usados quandomuma emergência real ocorra, que é claro o ponto de se tê-los. Após um incidente efetivo ocorrer, também é importante tempo para rever o procedimento com relação a quaisquer erros ou melhorias que possam ser necessárias. Dependendo da significância dos impactos, também é requerido testar os procedimentos sempre que puder (tal como similar um derramamento de forma que você possa responder a ele como se ele fosse um derramamento real).

Esteja preparado para reduzir seu risco de dano ambiental

Uma das principais razões das organizações implementarem um sistema de gestao ambiental com base na ISO 14001 é controlar os riscos ambientais associados com as atividades delas. A identificação de aspectros ambientais prove a avaliação e gestão dos riscos, e a prontidão e a emergências provê a garantia de que você será capaz de responder caso o risco se realize e permitsa a você reduzir o impacto ambiental de seus riscos realizados. Isto é do que se trata a implementação de um sistema de gestão ambiental.

Para ajudar você a rastrear e tratar todos os seus incidentes ambientais, use esta plataforma de compliance e cibersegurança Conformio.

Advisera Mark Hammar
Autor
Mark Hammar
Mark Hammar is a Certified Manager of Quality / Organizational Excellence through the American Society for Quality and has been a Quality Professional since 1994. Mark has experience in auditing, improving processes, and writing procedures for Quality, Environmental, and Occupational Health & Safety Management Systems, and is certified as a Lead Auditor for ISO 9001, AS9100, and ISO 14001.