PDCA na norma ISO 14001

Na ISO 14001 é relativamente fácil ver como os requisitos da norma seguem o ciclo de melhoria concenvional do PDCA (Plan-Do-Check-Act). Enquanto isto é um conceito importante no mundo de melhoria de processo, não é sempre fácil ver como os requisitos de algumas outras normas de sistemas de gestão (tal como a ISO 9001) seguem este ciclo. Com a ISO 14001, é mais fácil ver isto na forma em que os requisitos seguem a ordem do ciclo PDCA, como ela foi escrita.

Para mais detalhes sobre o ciclo PDCA e algumas informações sobre como o PDCA funciona na norma ISO 9001, veja PDCA (Plan-Do-Check-Act) Cycle in ISO 9001 Requirements.

PDCA

Quais são os conceitos básicos do ciclo PDCA?

O ciclo Plan-Do-Check-Act, também conhecido como PDCA, é um ciclo para melhoria que foi originado e tornado popular por dois dos pais do modern controle de qualidade, Walter Shewhart e Edward Deming. O ciclo é usado ao se implementar uma mudança de forma a melhorar um processo. Um rápido exemplo seria quando você tenta reduzir o uso de papel em suas instalações.

Voce planeja (Plan) reduzir o uso de papel em 10% no primeiro ano; fazer (Do) é quando você usa papel como normalmente usaria, com algumas reduções planejadas tais como pedindo as pessoas para imprimir nos dois lados da folha; verificar (Check) é quando você compara seu uso de papel atual considerando a expectativa de redução de uso de papel (e você pode descobrir que reduziu seu uso mensal em apenas 5%); e fase Agir (Act) é quando você decide como reagirá – ex.: definindo o padrão das impressoras para imprimir nos dois lados da página a menos que alterado ou provendo mais orientações aos trabalhadores sobre a redução de uso de papel através da leitura de documentos na tela do computador.

Como o ciclo PDCA é encontrado nos requisitos da norma ISO 14001?

Enquanto o exemplo acima é apenas para um segmento da gestão ambiental, os requisitos da ISO 14001 estão organizados de tal forma para criar seu sistema gestão ambiental (frequentemente chamado SGA) em um formato PDCA para todos os seus processos.

Planejar (Plan). Iniciando com os requisitos gerais (cláusula 4.1) e política ambiental (cláusula 4.2), os reqisitos da ISO 14001 destacam a importância do planejamento para um SGA bem-sucedido. A próxima seçãom em planejamento (cláusula 4.3) detalha mais sobre diferentes áreas que precisam ter bom planejamento para o sucesso; aspectos ambientais (as formas que seus processos interagem com o ambiente) estão na cláusula 4.3.1; requisitos legais e outros (as leis e regulamentação que você precia seguir para proteção ambiental) estão na cláusula 4.3.2; e objetivos, metas & programas (os planos específicos direcionados que você tem que ter em andamento para melhorar) são encontrados na cláusula 4.3.3.

Fazer (Do). Cláusula 4.4 em implementação e operação detalha quais processos são importantes para estabelecer e manter de forma a ter um SGA bem-sucedido e forte. O ponto inicial é o estabelecimento de recursos, papéis, responsavilidades e aurotirdades (cláusua 4.4.1) para os processos do sistema de gestão. Isto é segudo pela definição de competências requeridas para os processoa do SGA e o treinamento e consicientização necessários para satisfazer estas competências (cláusula 4.4.2). Uma vez isto esteja implementado, a comunicação (cláusula 4.4.3), documentação (cláusula 4.4.4), e controle de documentos (cláusula 4.4.5) que são necessários para manter os processos e procedimentos do SGA funcionando adequamente precisam estar implementados.

Quando estes processos estão prontos, é hora de implementar os controles operacionais (cláusula 4.4.6) necessários para assegurar que os processo da organização podem funcionar de tal forma que efeitos negativos no ambiente estejam controlados. A etapa final é ter planos implementados para prontidão e resposta a emergência (cláusula 4.4.7) caso qualquer coisa aconteça de errado.

Verificar (Check). Toda a próxima seção da norma ISO 14001 é entitulada “Verificação” (cláusula 4.5). Os métodos de se fazer isto estão listados como monitoramento e medição (cláusula 4.5.1), que se aplicam às características chave da organização que podem ter impacto significativo no ambiente. Avaliação de conformidade (cláusula 4.5.2) e os processos para não conformidade, ação corretiva e preventive (cláusula 4.5.3) são aros processos para assegurar que você atende os requisitos legais identificados e os processos para reagir e corrigir um problema quanso um é encontrado.

A seção sobre controle de registros (cláusula 4.5.4) inclue os processos que são necessários para manter os registros que são acumulados pelas tividades de verificação do SGA. O ultimo método de verficação incluído na norma é o processo para auditorias internas (cláusula 4.5.5), que é uma forma sistemática para rever os processos do SGA para validar que eles esão atendendo os arranjos planejados que estão definidos para eles.

Agir (Act). A seção final da norma envolve ter a direção para anlisar criticamente as informações coletadas nos processos de verificação; isto é chamado análise crítica pela direção (cláusula 4.6). Esta atividade é feita de forma a reagir às informações coletadas e fazer os ajustes necessários nos planos para o SGA. Se uma meta foi atingida, uma nova meta pode ser escolhida. Se existem problrmas para atingir a meta, então recursos para o programa podem ser revisados e ajustes feitos. Esta fase de Agir permite aos planos serem modificados de forma que o ciclo de melhoria, Plan-Do-Check-Act, possa iniciar novamente.

Como usar o ciclo PDCA em seu SGA

Ao empregar o ciclo PDCA em um processo, você pode trabalhar em melhorias deste processo para maior eficácia. Ao perceber que isto está implementado para todo o SGA, você pode usar isto para sua vantage para melhorar o processo geral do sistema de gestão ambiental para atingir maior eficácia em proteger o ambiente e evitar impactos ambientais adversos. Afinal, a proteção ambiental é a razão pela qual um sistema de gestão ambiental é implementado para começar.

Advisera Mark Hammar
Autor
Mark Hammar
Mark Hammar is a Certified Manager of Quality / Organizational Excellence through the American Society for Quality and has been a Quality Professional since 1994. Mark has experience in auditing, improving processes, and writing procedures for Quality, Environmental, and Occupational Health & Safety Management Systems, and is certified as a Lead Auditor for ISO 9001, AS9100, and ISO 14001.