Get 2 Documentation Toolkits for the price of 1
Limited-time offer – ends March 28, 2024

6 benefícios chave da ISO 14001

Por que você deveria implementar a ISO 14001 em sua organização? Se você é novo na gestão ambiental, você provavelmente ouvirá esta questão mais do que uma vez de muitas pessoas em sua organização. Fora os benefícios óbvios de melhorar o ambiente, todos, desde a alta direção até o trabalhador do chão de fábrica irão querer saber por que isto é importante para a sua organização, e ajudar estas pessoas a entender pode ser a diferença entre uma implementação fácil e bem-sucedida e uma difícil e desastrosa. Nem todos os benefícios significam a mesma coisa para todos em sua organização, mas aqui estão apenas alguns dos benefícios que você pode discutir.

1) Melhorar sua imagem e credibilidade

Se os seus contratos ou propostas requerem uma certificação ISO 14001, então este é um benefício óbvio. Mas, mesmo se este não for um requisite formal, muito frequentemente seus clientes, vizinhos, e a comunidade local estarão interessados em como você cuida do ambiente ao seu redor. Cada vez mais, clients estão preocupados sobre as práticas ambientais das organizações que produzem os produtos que eles usam. Uma forma de assegurar a todas estas pessoas que você está comprometido em gerenciar seus impactos ambientais é ter um sistema de gestão ambiental demonstrável para identificar e controlar estes impactos. Isto pode melhorar sua imagem, ajudar você a manter uma boa imagem pública, e melhorar as relações com a comunidade – que podem ajudar a melhorar sua participação no mercado com estas partes interessadas.

2) Ajudar você a estar em conformdiade com requisites legais

Um dos benefícios mais importantes que podem ser derivados da implementação da ISO 14001 é prover a você uma estrutura para identificação, monitoramento e manutenção da conformidade com os vários requisitos ambientais que se aplicam aos seus processos. Claro que você tenta seguir todas as leis aplicáveis antes de implementar um Sistema de gestão ambiental, mas o sistema em si não pode ajudar em manter sua conformidade. Adicionalmente, a implementação dirá as pessoas que você se importa com o ambiente, e tem uma estrutura comprovada para a identificação e manutenção da conformidade co os vários requisitos legais, regulatórios e contratuais, desta forma melhorando sua imagem e credibilidade da mesma forma que anteriormente.

3) Melhoria em controle de custos

Todas as organizações querem reduzir custos – este é ium fato da vida na economia mundial de hoje – mas você pode imaginar como um sistema de gestão ambiental pode ajudar com o controle de custos. A primeira forma como isto pode acontecer é pelo uso de seu sisema para identificar, controlar e reduzir o número de incidentes ambientais que ocorrem, os quais podem onerar sua organização através da responsabilização por custos de multas, limpeza e reparações. Em segundo lugar, você pode usar o aspect de melhoria do sistema de gestão ambiental para ajudar a reduzir os custos ao trabalhar para conservar a energia e os materiais de entrada requeridos pelos processos de sua organização.

4) Maior taxa de sucesso ao se implementar mudanças

Quando você está tentando fazer as melhorias descritas acima, é importante assegurar que você está trabalhando com dados bons e precisos, que são elementos chave da norma ISO 14001. Ao colocar estas atividades de melhoria em prática, você pdoe aumentar grandemente suas chances de ser bem-sucedido na primeira vez ao rastrear a melhoria através de uma boa coleta de dados – e mesmo que a iniciativa saia dos trilhos, você descobrirá isto mais cedo de que forma que você pdoe corrigir problemas e se recuperar mais rápido. Isto pode economizar ainda mais tempo e dinheiro.

5) Permitir melhorias de processos mais rápidas

O elemento da melhoria continua que está integrado aos requisites da ISO 14001 podem ser usados para ajudar sua organização a se mover de pequenas melhorias em direção de melhorias maiores para os seus processos organizacionais. Através destes processos sistemáticos, você pdoe construer melhor sua imagem pública e reduzir seus custos como identificado acima, mas continuar a fazer isto pode ajudar os seus emrpegados a encontrar formas novas e melhores de reduzir seu impacto ambiental e economizar tempo e recursos quando eles melhoram os processos. Quando as pessoas estão envolvidas em uma cultura que os utiliza para trabalhar em direção a metas comuns de melhoria, eles estão mais engajados de forma geral.

6) Reduzir a rotatividade dos empregados

Como dito, empregados que estão envolvidos em melhorias organizacionais estão mais engajados em outros aspectos da organização. Dada a escolha entre trabalhar por uma organização que demosntra cuidado e preocupação pelo ambiente em seu entorno e outra que não faz isso, muitas pessoas prefeririam a primeira organização. Empregados engajados em um esforço de grupo para reduzir a pegada ambiental da organização frequentemente terão um aumento do foco e da retenção dos empregados, e é mais fácil e menos oneroso reter empregados do que recurtar e treinar novos empregados. Assim, cada dólar gasto em ajudar os empregados a se tornar mais engajados vale mais em economia para o departamento de treinamento e recrutamento.

Claro, a principal razão para se implementar um ssitema de gestão ambiental usando os requsitos da ISO 14001 é ajudar o ambiente ao causar menos impactos negativos e reduzir a pegada ambiental. Enquanto isto permanece verdadeiro, algumas organizações podem ainda encontrar dificuldade em defender os gastos monetários requeridos para se implementar a mudança. Pode ser mais fácil justificar o custo de fazer estas melhorias ao focar nestes outros benefícios que podem ir além dos simples ideais da gestão ambiental e focar mais nas vantagesns de longo prazo da implementação de um sistema de gestão ambiental.

Clique aqui para aprender mais sobre ISO 14001 Foundations online course.

Advisera Mark Hammar
Autor
Mark Hammar
Mark Hammar is a Certified Manager of Quality / Organizational Excellence through the American Society for Quality and has been a Quality Professional since 1994. Mark has experience in auditing, improving processes, and writing procedures for Quality, Environmental, and Occupational Health & Safety Management Systems, and is certified as a Lead Auditor for ISO 9001, AS9100, and ISO 14001.