Como a ISO 27001 pode ajudar a proteger sua organização contra ransomware?

Ransomware é um software malicioso sofisticado que bloqueia o acesso do usuário aos seus arquivos através do uso de criptografia. Os atacantes pedirão por um resgate para liberar o computador infectado. Embora o ransomware já seja um conhecido método de ataque há muito tempo, ele ainda está muito em uso – ainda não existem defesas que podem eliminar 100% desta ameaça.

A proteção contra este software malicioso envolve um conjunto de camadas de segurança. Organizações deveriam olhar não só para a tecnologia, mas também para as pessoas e processos como formas de solução. A implementação da ISO 27001 pode ajudar a combater esta ameaça sofisticada e viral aos nosso dados.

O que é um ransomware?

Existem vários tipos diferentes de ransomware, mas em termos gerais as características são:

  • Ele usa criptografia sofisticada de forma que a vítima não possa desbloqueá-lo.
  • Ele exibe uma mensagem para a vítima informando a elas que seus dados foram criptografados e eles terão que pagar um resgate para poder recuperar os arquivos.
  • Ele solicita pagamento em Bitcoins, porque este tipo de moeda não pode ser rastreada.
  • Normalmente, o resgate tem que ser pago em um curto período de tempo e aumenta se ele não é feito. Após o fim do prazo, os dados serão destruídos.
  • Proteção tradicional por antivírus não pode detector este tipo de software malicioso.
  • Ele pode se espalhar para outros PCs conectados em uma rede local, diretórios em rede, ou arquivos armazenados na nuvem.

A origem deste software malicioso é uma estrutura de crime organizado que é tecnologicamente evoluída, e ela envolve grandes quantias de dinheiro. Não é suficiente instalar software antivírus contra esta ameaça. Aqui está como a norma ISO 27001 pode ajudar a combatê-lo:

Camadas de segurança

A mais eficaz forma de ser capaz de combater o ransomware, assim como qualquer software malicioso, é a implementação de camadas de segurança que atrapalham a exploração de diferentes vulnerabilidades que cada organização pode ter. Exemplos de tais camadas incluem:

A implementação da ISO 27001 provê um conjunto de controles que cobrem todas estas camadas.

Controles do Anexo A da ISO 27001

O Anexo A contém uma lista de controles que são selecionados como resultado da avaliação de riscos, permitindo o tratamento para mitigar este risco. Leia o artigo Avaliação e tratamento de riscos segundo a ISO 27001 – 6 etapas básicas para saber mais sobre a avaliação de risco. Estes são alguns dos controles que ajudam você a se proteger contra ransomware:

  • Controle A.7.2.2 (conscientização, educação e treinamento em segurança da informação) – Este controle assegura que “todos os empregados recebam conscientização, educação e treinamento adequado e atualizações regulares nas políticas e procedimentos organizacionais”. Sem treinamento apropriado, não existe tecnologia resistente o suficiente a ameaças de ransomware. A exploração deste software malicioso pode ser causada por ações de engenharia social, links maliciosos em mensagens de e-mail, ou anexos enviados por contatos conhecidos. Empregados precisam se preparar para estarem atentos a estes ataques. Leia o artigo 8 Práticas de Segurança para Usar em seu Programa de Treinamento e Conscientização para Empregados e Como realizar treinamento e conscientização para a ISO 27001 e ISO 22301 para saber mais.
  • Controle A.12.4.1 (Registro de eventos) – Como mencionei, este é um software malicioso sofisticado. A análise do comportamento do Sistema pode ser crucial para sua detecção em tempo hábil. Este controle sugere não apenas a criação de logs de evento, mas também revisões regulares. Leia o artigo Logging and monitoring according to ISO 27001 A.12.4 para saber mais sobre este controle.
  • Controle A.12.3.1 (Cópia de segurança de informações) – Como descrito nos objetivos deste controle, “Cópias de segurança …devem ser realizadas e testadas regularmente”. O ransomware tem a habilidade de se espalhar por diretórios de rede e cópias de segurança. A validação destas cópias é essencial para assegurar o sucesso da restauração quando necessário.
  • Controle A.12.6.1 (Gestão de vulnerabilidade técnicas) – O conhecimento de vulnerabilidades do sistema é essencial para se proteger contra este ou qualquer tipo de ameaça. Leia o artigo Como gerenciar vulnerabilidades técnicas de acordo com o controle A.12.6.1 da ISO 27001 para saber mais sobre este controle.
  • Controle A.13.1.3 (Segregação de redes) – a rápida proliferação da criptografia de arquivos na rede causada pelo ransomware pode ser contida se a rede é organizada por segmentos, ao invés de estar acessível todos juntos. Leia o artigo Requisitos para implementar segregação de rede de acordo com o controle A.13.1.3 da ISO 27001 para saber mais sobre este controle.
  • Controle A.12.2.1 (Controles contra softwares maliciosos) – Mesmo assim, não é possível prevenir todo tipo de software malicioso que pode atacar uma organização, mas software antimalware está melhorando no reconhecimento e combate a ataques de ransomware.

A evolução do ransomware

A evolução do ransomware é prevista pelos especialistas como sendo o maior e mais eficaz ataque em nossos sistemas em todos os tempos. É uma batalha sem fim, e é por isso que recomendamos que você foque na prevenção, implementação de estrutura de segurança da informação, e melhoria contínua. A seleção de controles da ISO 27001 é baseada em análise de riscos definida pela organização de forma a proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade das suas informações. Os riscos associados com software malicioso terão que ser contemplados na análise de riscos, de forma que os controles sejam adequados para combater de forma eficaz a ameaça de ransomware. A ISO 27001 não foca apenas em controles de IT, mas também em controles para assegurar a conscientização de todos os empregados, técnicos ou outros, sobre softwares maliciosos. Adequadamente alinhada com estas ameaças, a ISO 27001 é a ferramenta ideal para proteção contra ransomware ou qualquer outro tipo de software malicioso.

Para saber mais sobre controles de segurança na ISO 27001, e obter idéias sobre como usá-los para combater ransomware, por favor veja nosso treinamento online gratuito:  ISO 27001:2013 Foundations Course.

Nós agradecemos a Rhand Leal pela tradução para o português.

Tag: #ISO 27001