Como determinar partes interessadas de acordo com a ISO 14001:2015

Na próxima versão da ISO 14001, há muita ênfase colocada em pates interessadas do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Precisamos entender os requisitos das partes interessadas, o escopo do SGA e a Política Ambiental devem estar disponíveis para elas, e a direção precisa revisar qualquer comunicação provenitente de partes interessadas externas.

Com toda essa importância colocada nas partes interessadas, você poderia imaginar por que precisa identificá-las e quais seriam seus interesses em seu SGA. Aqui olharei porque a norma ISO 14001:2015 quer que você identifique estas partes, e o que está em jogo para elas.

Por que identificar partes interessadas?

Os requisitos para identificação das partes interessadas para o seu SGA encontram-se na Seção 4.2 em entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas. Nesta seção, ela explica que a razão para a identificação das partes interessadas é para se determinar as necessidades e expectativas relevantes destas partes de forma que você possa determinar quais destas necessidades e expectativas são obrigações de conformidade. Parte de se ter um SGA é tentar satisfazer as necessidades de suas partes intereessadas.

Por exemplo, se você tem clientes que esperam que suas embalagens sejam reutilizáveis e quer retorná-las para você para uso em próximos envois, eles não ficarão satisfeitos se você enviar produtos para eles em um recipiente descatável. Isto seria uma expectativa de uma parte interessada que você precisa identificar e se esforçar para atender.

Mais adiante nesta seção que discute partes interessadas, ela trato do escopo do SGA e a Política Ambiental sendo disponibilizada para as partes interessadas, e requer que a análise crítica pela direção inclua uma apreciação de quaisquer comunicações de partes interessadas externas. Caso você esteja indo identificar as necssidades e expectativas de partes interessadas, você irá querer irá querer que eles saibam o que você está fazendo nos nívis mais altos do seu SGA e você irá querer analisar criticamente quaisquer comentários que eles possam ter sobre o desempenho do seu SGA.

Para mais sobe conformidade, veja este artigo sobre Compliance requirements according to ISO 14001:2015 – What has changed?

Quem são suas partes interessadas, e por que eles se preocupam?

Diferentes pessoas estão interessadas em seu SGA por várias razões diferentes, e pensar sobre isso quando você está identificando as partes interessadas e determinando as necessidades e expectativas delas pode ser útil. Embora esta não seja necessariamente uma lista complete para cada setor, aqui estão umas poucas partes interessadas comuns e algumas razões por que elas podem estar interessadas no desempenho do seu Sistema de Gestão Ambiental:

  • Governo: Não importa onde você tenha o seu negócio, existirão regulamentações governamentais que precisarão ser atendidas em algum nível. Isto é particularmente verdeiro com relação a regulamentações ambientais. Governos federais frequentemente possuem regulamentações ambientais gerais que governam muitos setores, e regulamentações locais com relação a coisas como o que você pode reciclar, e/ou o que pode ser descarregado em drenos ou esgotos. Não atender aos requisitos desta parte interessada pode significar multas ou outras penalidades.
  • Acionistas: Acionistas de sua organização querem que você faça dinheiro e não o desperdice, que é o motivo pelo qual eles concordaram em implementar um SGA em primeiro lugar. Eles estarão interessados em seu SGA pela habilitada que voê tem em atender aos requisitos e evitar multas, ouaté mesmo encontrar economias de custo a partir das melhorias do seu SGA.
  • Clientes: Da mesma forma que seus acionistas, seus clients não querem que você afete a entrea de seu produto devido a um desligamento legalmente ordenado. Eles também podem ter seus objetivos ambientais próprios que podem ser mais facilmente atendidos com o seu envolvimento, tal como uma meta de reduzir resíduos em aterros que pode ser melhorada se você usar embalagens recicláveis ou reutilizáveis.
  • Vizinhos: Se o seu negócio tem o potencial de ter impactos ambientais em áreas imediatas, tais como derramamentos químicos ou poluição sonora, então seus vizinhos imediatos serão partes muito interessadas em como você controla seu SGA. Adicionalmente, se o seu processo emitir poluentes no ar que podem se espalhar para longe, seus vizinhos distantes de sua localização poderiam ser afetados e ter um interesse no que você está fazendo para melhorar.
  • Empregados: Seus empregados querem viver em um mundo que não esteja poluído, e eles querem trabalhar em uma organização onde eles podem se orgulhar de sua contribuição para um ambiente melhor. Eles não são apenas partes interessada, mas eles estão intimamente envolvidos em quão bom é o desempenho do seu SGA

Uma das forma de identificar seus requisites legais e outros

Parte da razão de ter um SGA é assegurar que você está identificando seus requisites legais e outros, trabalhando para atender estes requisitos, e se mantendo atualizado com quaisquer mudanças nos requisitos. Sem o uso de um processo para identificar as partes interessadas e suas necessidades e expectativas, é difícil assegurar que você identificou todos os requisitos que você deveria tratar. Use esta atividade para ter certeza de que você esta atendo a estes requisitos com os quais você deve lidar.

Para se familiarizer com os requisitos visite o ISO 14001:2015 Internal Auditor online course.

Advisera Mark Hammar
Autor
Mark Hammar
Mark Hammar is a Certified Manager of Quality / Organizational Excellence through the American Society for Quality and has been a Quality Professional since 1994. Mark has experience in auditing, improving processes, and writing procedures for Quality, Environmental, and Occupational Health & Safety Management Systems, and is certified as a Lead Auditor for ISO 9001, AS9100, and ISO 14001.