Como assegurar competência e conscientização na ISO 9001:2015

As cláusulas 7.2 e 7.3 da ISO 9001:2015 são dedicadas ao treinamento, competência e conscientização, e a versão 2015 incluirá os mesmos termos e requisitos. A importância da competência e conscientização é auto-explicativa; após tudo, não importa quão bom seus processos e documentação sejam – se as pessoas não estão cientes do que existe, então seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) não será eficaz. Nós examinamos material de Treinamento da ISO 9001 neste blog anterior: How to create it, what it should contain, mas no momento vamos nos concentrar em competência e conscientização.

Competência e conscientização: Onde começar

Nem todos em sua organização precisam saber todas as palavras da norma ISO 9001, e algumas escolas de pensamento sugerem que nem todos precisam ler a norma. Eu pessoalmente não concordo com isso. Toda vez que inicio um processo de implementação da ISO 9001 com uma organização, eu começo com uma sessão de treinamento de implementação, a qual eu normalmente termino pedidno a todos que leiam a norma, quando aplicável de acordo com o tamanho da organização, e assino para prover evidência para o registro de treinamento deles de que eles fizeram isso. Em organizações de maior porte, claro, isto pode estar limitado a equipe do projeto. Eu acredito, onde seja prático, que isto é fundamental; mesmo porque, como você pode esperar atingir a conformidade e excelência em relação a qualquer norma se alguns membros da equipe não estão totalmente cientes sobre o que a norma requer? Quaisquer empregados que iniciam na organização durante o processo são solicitados a fazer o mesmo. Assim, isso nos faz iniciar, mas e agora?

Competência e conscientização: como manter

Se você está em sua jornada em direção a acreditação, ou simplesmente tentando manter seu SGQ após uma bem-sucedida auditoria, você precisa assegurar que a competência e conscientização são a parte frontal de seus pensamentos. Não há forma prescrita para atingir isto, mas aqui estão algumas idéias que podem se adequar a sua organização:

  • Criar um informativo periódico para manter seus empregados informados por email.
  • Solicite aos seus gerentes de produção e qualidade se você pode manter uma atualização de 5 minutos nas reuniões de qualidade e produção regulares para trazer atualização em primeira mão para as equipes.
  • Crie um questionário “divertido” para a equipe para testar o conhecimento corrente – agende e planeje seu treinamento com base no que você onde as lacunas estão.
  • Incorpore as últimas notícias sobre seu progresso na ISO nos quadros visuais da organização na área de recepção.
  • Assegure que os líderes da organização esão envolvidos nas comunicações, que você pode ler mais sobre isto no blog: Como estar em conformidade com os requisitos de liderança da ISO 9001:2015.
  • Criticamente, assegure que você register suas evidências de treinamento e comunicação na Matriz de Treinamento para mostrar que isto acontece em base regular.

Você será capaz de estimar quais medidas precisam ser tomadas para assegurar que competência e conscientização estão em níveis aceitáveis, dependendo do seu próprio conhecimento de sua organização. Novamente, em termos de quaisquer mudanças na legislação (tais como as mudanças vindouras com a norma 2015), assegure que os detalhes são comunicados, quaisquer questões respondidas, e evidências de treinamento registradas.

Competência e conscientização: Evidências requeridas?

Se você está assegurando que competência e conscientização estão em um nível aceitável durante o seu processo de preparação de auditoria, então você precisará providenciar evidência do trabalho que você tem feito para facilitar isto, como mencionado acima. Fornecer ao auditor evidência documentada como discutido anteriormente é vital, mas um bom auditor rapidamente avaliará o conhecimento da sua equipe e a importância que eles atribuem ao próprio processo da ISO 9001 simplesmente ao falar com eles durante a auditoria. Então, é importante que você forneça as orientações e conhecimento para assegurar que a força de trabalho esteja educada e focada nos aspectos importantes do SGQ e na norma ISO 9001. Dado que conhecer os objetivos, expectativas e requisitos da norma são o ponto de partida fundamental, não pode existir melhoria contínua sem competência e conscientização, e lembre – ausência de melhoria contínua significa ausência de conformidade.

Por que não usar nossa  Gap analysis tool gratuita para avaliar onde você atualmente se encontra em termos de preparação para a ISO 9001?

Advisera John Nolan
Autor
John Nolan
John Nolan is a Fellow of the Institute of Leaders and Managers in the United Kingdom, and Prince 2 accredited with a background in Engineering and Electronics and Data Storage and Transfer. Having studied and qualified as both a Mechanical and Electronic Engineer, he has spent the last 15 years designing and delivering Quality Systems and projects across many sectors in the UK, including both national and local government.