• (0)
    ISO-9001-blog

    Base de conhecimento ISO 9001

    Versão ISO 9001:2015 – Lista de materiais úteis

    O que você precisa saber sobre a versão ISO 9001:2015?

    A 9001Academy é a fonte online gratuita mais completa da norma ISO 9001. Nós trazemos a você infomação crucial sobre a recente revisão ISO 9001:2015 revision – tudo em um único lugar e completamente gratuita – para a sua conveniência.

    A cada 5 a 10 anos, a ISO (International Organization for Standardization) revisa a norma de forma a a mantê-la atualizada. A versão 2008 da norma ainda será válida até setembro de 2018. Antes dessa data. Todas as organizações previsamente certificadas terão que fazer a transição para a nova versão 2015 de forma a nater seus registros.

    history-of-qms-pt_br

    Enquanto você ainda pode se certificar pela ISO 9001:2008 durante o período de transição, é esperado que em setembro de 2016, os organismos certificadores líderes parem de certificar pela versão antiga da norma. Assim, se você está considerando iniciar seu projeto de implementação agora, nós aconselhamos a implementação da nova versão 2015.

    Na verdade, a ISO 9001:2015 não é tão diferente do FDIS ISO 9001:2015 já publicado em julho de 2015, mas ele difere significativamente da versão 2008 da norma. Em comparação com a antiga versão, a nova versão ISO 9001:2015 contém vários graus de mudanças em numerosas áreas. A nova norma trata novos conceitos e terminologia para Sistemas de Gestão da Qualidade, tais como:

    • Riscos e oportunidades
    • Contexto da organização
    • Comunicação
    • Informação documentada

    Ela também prove uma abordagem mais estratégica para o SGQ e enfatiza a inclusão dos processos do SGQ na realização das atividades diárias do negócio. As mudanças introduzem o pensamento baseado em risco, e são fundamentalmente diferentes da versão anterior. Estes processos são agora considerados como sendo parte vital das operações do negócio, ao invés de serem adicionadas às práticas normais do negócio.

    Algumas das outras áreas que mudaram com a nova norma incluem:

    • Partes interessadas
    • Controle de processo, produtos e serviços providos externamente
    • Produção e provisão de serviço
    • Liderança
    • Objetivos da qualidade e planos para atingí-los
    • Projeto e desenvolvimento

    Você pode ver todas as mudanças na norma 2015 ao ver nossos documentos útei na coluna a direita, especialmente this infographic.

    O que você precisa fazer para implementar a norma ISO 9001:2015?

    É no melhor interesse de sua organização fazer a transição para a ISO 9001:2015 tão breve quanto possível e tirar vantagem da informação mais atualizada. Para organizações que estão adotando as normas pela primeira vez, implementar a versão 2015 poupará você de perder tempo implementando normas que já estão obsoletas, somente para fazer a transição para as novas normas depois.

    Em um mercado competitivo, adotar novas normas permitirá a você ficar a frente de alguns de seus competidores, e prevenir de clientes perguntarem quando você irá fazer a transição para a norma vigente. Isto pode ajudar a colocar você à frente de outros negócios que estão esperando para fazer a transição, e mostrar aos seus clientes que você está se mantendo atualizado com as tendências vigentes. É apenas uma questão de tempo antes que a nova versão da ISO 9001 se torne um requisito em propostas.

    Se o seu negócio já está em conformidade com a ISO 9001:2008, então você tem uma grnade vantagem logo de saída. Aprenda sobre as mudanças e começe a planejar sua transição. Seu conhecimento ajudará a economizar tempo e dinheiro ao permitir a você evitar consultores caros.

    Saiba mais sobre a versão ISO 9001:2015 em nossos recursos gratuitos especiais listados aqui. Da mesma forma, não hesite em entrar emcontato conosoco e perguntar qualquer coisa sobre este assunto. Nossos especialistas ajudarão você gratuitamente!

     

    Artigos

    Webinars grátis

    Whitepapers

    Ferramentas grátis

    Documentação

    Advisera Strahinja Stojanovic
    Autor
    Strahinja Stojanovic
    Strahinja Stojanovic is certified as a lead auditor for ISO 13485, ISO 9001, ISO 14001 and OHSAS 18001 standards by RABQSA. He participated in implementation of these standards in more than 100 SMEs, through creation of documentation and performing in-house trainings for maintaining management system, internal audit and management review.