Estes são definitvamente tempos interesantes para a ISO 9001, uma vez que a nova versão está aqui e há muito debate sobre como os novos requisitos da ISO 9001:2015 deveriam ser implementados. Um número de questões surgiu, a maioria entre consultores e auditores, mas também ilustrando os pensamentos dos usuários finais com relação as mudanças, e o papel da própria norma em suas organizações e para suas próprias carreiras.
Aqui na Advisera, decidimos conduzir uma pesquisa entre nossos assinantes e descobrir o que organizações pensam sobre a norma. Mais de 200 organziações responderam a nossa pesquisa, e algumas delas nem mesmo implmentaram a norma. As organizações que responderam a nossa pesquisa têm um histórico de produção ou provisão de serviço, ou ambos, e também de uma variedade de tamanhos, de menos de 50 até mais de 500 empregados. Assim, a lista é muito diversa e representativa da indústria como um todo. A agora, vejamos os resultados.
Use our embed code to include the infographic on your website:
Você acha que as organizações se beneficiam da implementção da ISO 9001?
Frequentemente você pode ouvir que a norma ISO 9001 é um peso burocrático para a organização, assim a resposta a esta questão era ansiosamente esperada e os resultados foram bem surpreendentes. Apenas 2,91% responderam que a ISO 9001 não traz qualquer benefício para a organização, enquanto que 69,77% consideram que ela melhora profundamente as operações da organização. Você obtem uma impressão completamente diferente ao olhar na Internet e fóruns, mas parece que os usuários insatisfeitos da norma são os mais barulhentos.
Quais os benefícios que a ISO 9001 trouxe para sua organização?
A questão natural de acompanhamento foi sobre as áreas onde a ISO 9001 traz melhorias para as organizações. As principais respostas são melhorias internas com 62,62%, e vantagem competitiva com 56,36%, mas também a habilidade de se qualificar para apresentar propostas (42,23%) e tranquilizar clientes (38,06%) também se destacam. Veja também Six Key Benefits of ISO 9001 Implementation.
O envolvimento com a ISO 9001 pode trazer benefícios para sua carreira pessoal?
Outro importante assunto é como trabalhar como organizações certificadas na ISO 9001 se reflete na carreira pessoal dos empregados, e a vasta maioria respondeu que ela beneficia suas carreiras. A coisa interessante é que profissionais da alta direção estão mais otimistas com relação a este fato; 72,41% esperam que a ISO 9001 traga a eles oportunidades de carreira, enquanto 62,22% do pessoal de média gerência dá a mesma resposta.
Mudanças na tendência ao longo dos anos em usar a ajuda de consultores
Outra coisa sobre a qual estávamos curiros era como o processo de implementação evoluía com o tempo. A maior parte das organizações que implementaram a norma a mais de 10 anos (45%) declararam que fizeram isso sompletamente sozinhos. A tendência de usar a ajuda de consultores começou a subir, e mais da metade (51,72%) das organizações que implementaram a norma entre cinco e 10 anos atrás declararam que usaram a ajuda de consultores durante a implementação. O uso de serviços de consultora continuou a crescer, e quase dois terços (63,33%) das organizações que implementaram a norma a menos de cinco anos atrás admitiram ter contratado consultores para a implementação. Isto é compreensível, considerando o desenvolvimento do mercado de consultoria e tendo mais e mais pessoas encorajadas a buscar oportunidades de carreira nesta área.
Como a nova versão se reflete na organização?
Agora vejamos o que a organizações pensam sobre a nova versão da ISO 9001, e a vindoura transição para a nova versão. Um terço dos questionados (33,14%) declararam que eles não estão familiarizados com as mudanças, mas 72% daqueles que se consideram familiarizados com a nova versão pensam que as mudanças são significativas e o SGQ deve ser profudamente alterado.
A prova de que a vantagem competitiva é considerada como sendo um benefício significativo da certificação ISO 9001 é que 48,26% das organizações estão planejando fazer a transição para a nova versão ao final de 2016, e apenas 9,88% rão esperar pelo último período em 2018. Veja também ISO 9001:2015 – The benefits of early implementation.
Assim, como estas organizações abordarão a transição? Em torno de um quarto das organizações (25,58%) decidiram fazer a transição sem nenhuma ajuda, e aproximadamente a mesma quantidade (26,16%) declararam que elas contratarão um consultor para ajuda-los, enquanto quase a metade (48,26%) farão por si mesmas usando apenas modelos de documentação.
Grande confiança e Liberdade na busca de novas soluções
A maior surpresa foi a quantidade de confiança que as pessoas têm na ISO 9001, e os resultados são realmente surpreendentes: 97,09% acreditam que a ISO 9001 trará benefícios para suas organizações, e 90,7% também pensam que seu envolvimento com a ISO 9001 trará oportunidades para suas próprias carreiras. Isto lança uma luz completamente nova na ISO 9001, e assegura o futuro brilahte da norma.
Foi muito refrescante ouvir a opinião das organizações que praticam a ISO 9001, uma vez que as vozes delas são rearamente ouvidas. Uma vez que você viu como a média das organizações percebe a norma, se torna óbvio por que mais de um milhão de organziaçòes implementaram a ISO 9001 em todo o mundo.
O lado positivo destes resultados é que as organizações estão encorajadas a buscar diferentes soluções e abandonam as formas tradicionais de abordar a transição. Maior engajamento dos empregados na transição definitivamente proverá melhores resultados, comparado a se contratar consultores de alta qualidade para trabalhar com empregados desmotivados sem nenhum entusiasmo com relação a norma. Fazer a transição por conta própria com talvez algum benchmarking e usando deferentes ferramentas pode fornecer a você grandes resultados que primariamente surgiriam em decorrência do maior engajamento dos empregados.
Use esta Matriz ISO 9001:2015 vs. ISO 9001:2008 gratuita para ver como comparar a ISO 9001:2015 com a ISO 9001:2008.