• (0)
    ISO-9001-blog

    Base de conhecimento ISO 9001

    Verificação do Projeto vs Validação de Projeto na ISO 9001

    Provavelmente o conceito mais mal compreendido nos requisitos de projeto da ISO 9001, se não na norma como uim todo, é a diferença entre Verificação do Projeto e Validação de Projeto. Estas duas etapas são distintamente diferentes, e impostantes em um bom processo de projeto. Uma etapa é usada para se ter certeza de que o projeto atendeu a todos os requisitos, enquanto que a outra é usada para provar que o projeto pode atender aos requisitos definidos para ele.

    Verificação de Projeto e Desenvolvimento

    A verificação é estritamente um exercício em papel. Ele começa com todas as entradas do projeto: especificações, regulamentações do governo e da indústria, conhecimento de projetos anteriores, e qualquer outra informação necessária para funcionamento apropriado. Com estes requisitos em mãos você compara com as saídas do projeto: desenhos, instruções de montagem, instruções de teste e arquivos de projeto eletrônicos.

    Na comparação você está assegurando que cada requisite nas entradas está sendo levando em conta nas saídas. Cada teste requerido é solicitado nas instruções de teste, incluindo os critérios de aprovado/reprovado paracada teste? Todos os critérios de aceitação do produto estão corretos? Todas as características físicas estão identificadas nas instruções de construção?

    A saída desta verificação é frequentemente registrada em um documento de Declaração de Conformidade. Este documento listará cada requisito para o projeto, identificando se o projeto está em conformidade ou não, e listando onde esta conformidade é provada na documentação.

    Uma linha de amostra pode se parecer como isto:

    Requisito

    C/NC

    Verificação

    Dimensões máximas 1″ x 2″ x 4″

    C

    Desenho
    123456-7

    A importância óbvia nesta etapa é assegurar que o projeto não esqueceu de tratar nenhum requisito. Se requisitos estão não conformes, significando que o projeto não atende um requisito, agora é o momento para saber disso e negociar com o cliente se este requisito é necessa’rio ou pode ser relaxado.

    Validação de Projeto e Desenvolvimento

    Validação é a etapa onde você realmente constrói uma versão do produto, e seria feito com base nos requisitos modificados conforme necessário após a verificação. Isto não necessariamente significa a primeira unidade de produção, mas pode ser. Ele também pode ser um modelo de engenharia, que algumas organizações usam para provar a primeira execução de um novo projeto complicado, ou ele pode ser uma parte do projeto que é diferente de um modelo anterior, quando o projeto é uma modificação de projeto já comprovado. Uma vez que você decidiu qual produto representativo você construirá para provar o projeto, você testa-o completamente para assegurar que o produto, como projetado, atenderá todos os requisitos necessários definidos nas entradas do Projeto.

    Isto frequentemente irá requerer mais testes que serão usados em modelos de produção. Para assegurar qie todos os requisitos são atendidos, um conjunto completo de medições e testes é feito na unidade de validação. Em algumas indústrias isto é referenciado como um Inspeção de Primeiro Artigo (First Article Inspection – FAI), um primeiro lote, ou Processo de Aprovação de Parte de Produto (Production Part Approval Process – PPAP). Dependendo dos requisitos do cliente isto pode ser registrado como um documento em separado, ou uma adição a Declaração de Conformidade criada na etapa de verificação.

    Uma linha de amostra pode se parecer com isto:

    Requisito

    C/NC

    Verificação

    Valor

    Verificação

    Dimensões máximas
    1″ x 2″ x 4″

    C

    Desenho
    123456-7

    0.95″ x 1.98″ x 3.85″

    Relatório de pedido CMM
    #98765

    Após a validação, o conjunto complete de requisitos em uma unidade de muitos produtos pode ter um nível reduzido de inspeções e testes, dependendo de fatores tais como criticalidade dos requisitos ou capabilidade do processo de manufatura. Uma boa validação de produto pode ajudar a decidir quais requisitos precisam ser verificados em todos os produtos, e quais não precisam.

    Verificação vs. Validação – Satisfazendo Necessidades de Clientes

    Cada uma destas etapas é importante no processo de projeto porque elas servem duas funções distintas. Verificação é um exercício teórico concebido para assegurar que nenhum requisito seja esquecido no projeto, enquanto que a validação é um exercício prático que assegura que o produto, como construído, funcionará para atender aos requisitos. Juntos, eles asseguram que o produto projetado satisfazer as necessidades do cliente, e as necessidades do cliente são um dos focos chave para a ISO 9001 e melhoria da Satisfação do Cliente.

    Clique aqui para baixar uma amostra gratuita do  Procedimento para Projeto e Desenvolvimento.

    Advisera Mark Hammar
    Autor
    Mark Hammar
    Mark Hammar is a Certified Manager of Quality / Organizational Excellence through the American Society for Quality, and has been a Quality Professional since 1994. Mark has experience in auditing, improving processes, and writing procedures for Quality, Environmental, and Occupational Health & Safety Management Systems, and is certified as a Lead Auditor for ISO 9001, AS9100, and ISO 14001.