DESCONTO DE PRIMAVERA
Ganhe 30% de desconto em kits, exames de cursos e planos anuais do Conformio.
Oferta por tempo limitado – termina em 25 de abril de 2024
Use o código promocional:
SPRING30

A importância da análise crítica pela direção no processo da ISO 14001:2005

O ano de 2015 verá a aprovação do Rascunho de Norma Internacional (Draft International Standard – DIS) da norma ambiental ISO 14001:2015. Você pode examinar as mudanças neste post anterior da 14001Academy: Quais são os 5 principais destaques no Esboço de Norma Internacional (DIS) ISSO 14001:2015?, mas uma das mudanças chave fala do comprometimento da liderança, e também da definição da própria política ambiental da organização, assim como a designação de papéis, responsabilidades e autoridades para a organização. Com efeito, o papel da “alta direção” e seu comprometimento com o SGA deveria estar evidente através do processo de definir os objetivos e metas. Contudo, a atual análise crítica pela direção pode ser um dos primeiros e mais importantes locais onde a liderança pode ser demonstrada e formalmente registrada de uma maneira que deixe todas as partes interessadas seguras do comprometimento da equipe com a melhoria ambiental. Assim, como isto é feito e por que é considerado importante o bastante para ser parte da nova norma ISO 14001:2015?

Análise crítica pela direção – mais importante agora do que nunca?

A seção 4.6 da norma ISO 14001:2004 define o que é requrido de uma organização em termos de análise crítica pela direção, e o quais critérios de entrada e saída precisam ser satisfeitos para demonstrar o comprometimento da organização com a melhoria contínua. Como você esperaria, a definição de metas e objetivos também é uma parte importante deste processo de análise crítica pela direção inicial, e a equipe da alta direção de uma organização deveria ter um papel chave nisto, mas a maior ênfase na liderança na norma 2015 significa que será esperado que a alta direção entenda e seja capaz de falar sobre como o SGA é medido e melhorado, e quão eficaz ele tem sido. Assim, um maior foco em term etas e objetivos precisos, significativos e sustentáveis surgirá. Uma maior expectativa de liderança demonstrável e mensurável será esperada do auditor da ISO 14001:2015.

Então, como isto muda a análise crítica pela direção?

A equipe da alta direção de uma organização deve agora tomar cuidado extra ao definer suas metas e objetivos ambientais, e autoridades dentro do negócio. A equipe pode demonstrar liderança durante o processo, desde a definição de metas, passando pela comunicação até a entrega e revisão do desempenho, finalmente assegurando que a melhoria contínua é possível e de fato entregue? Todos os empregados e partes interessadas estão cientes dos objetivos e do que deve ser feito para atingí-los? Em parte de um artigo anterior nós vimos como envolver empregados na definição de metas: How to write ISO 14001 targets for your organization, mas este nível de liderança e de empregados envolvidos pode ser realmente demonstrado pela sua equipe da alta direção? A formalização destes processos ao registrá-los em sua análise crítica pela direção ajudará você. Compartilhar a ata de sua análise crítica pela direção com sua equipe e partes interessadas també ajudará você. Todos podem então estar cientes de que a equipe da alta direção é clara em seus objetivos, em sua responsabilidade para atingí-los, na provisão e suporte de recursos para a organização atingí-los, e em prover um SGA e um sistema de suporte onde a melhoria contínua pode ser atingida por meio de um canal estabelecido de análise crítica e realimentação.

Análise crítica pela direção – efeito continuado ao longo do ano

Então, sua equipe da alta direção definiu seus objetivos, esperemos que depois de um certo grau de consulta aos empregados. O canal de comunicação foi estabelecido; suas partes interessadas entendem onde as responsabilidades estão, e sabe sabem que o apoio está disponível para trabalhar para atingir estas metas. Muitas organizações têm uma análise crítica pela direção por ano. Isto é suficiente para assegurar que as metas são atingidas e a melhoria contínua e vista? Enquanto você tiver um meio defindo para assegurar que todos os aspectos vitais são revisados, há atuação sobre eles, e são melhorados, a resposta é “sim”. Isto pode ser uma reunião mensal ou seminal do SGA, e você pode registrar formalmente lá o que você discutiu e sobre o que decidiu agir. Isto manterá você alinhado às metas e objetivos que você definiu naquela reunião de análise crítica pela direção. Mas, somos todos humanos e às vezes esquecemos coisas. Muitas organizações escolhem mostrar seus resultados de desempenho ambiental em seus salões ou áreas de recepçvão, seja em quadros de aviso ou eletronicamente. Estes KPIs são geralmente formuladosem sua reunião de análise crítica pela direção – por que não sumarizar a ata da análise crítica pela direção de acordo, e mostra-la também? Algumas vezes todos precisam se lembrar do que estão realmente tentando atingir, e ter um resumo destas atas é uma forma muito eficaz de fazer isso – and e manter todos com o foco neles.

Então, o que esta mudança alcança?

Sua alta direção agora definiu os objetivos e responsabilidades, e os empregados e partes interessadas tem um cenário preciso disto também. Você tem uma visão compartilhada e definição clara de quem é responsável pelo quê, e quais processos são usados para apoiar isto. Juntos, vocês podem trabalhar para atingir suas metas. O alcance geralmente significa uma equipe de gestão feliz, empregados satisfeitos, e quando você encarar a auditoria da ISO 14001:2015, um auditor feliz. E o ambiente estará feliz também!

Use esta ISO 14001 Gap Analysis Tool gratuita para avaliar quais lacunas existem em seus sitema ISO 14001.

Advisera John Nolan
Autor
John Nolan
John Nolan is a Fellow of the Institute of Leaders and Managers in the United Kingdom, and Prince 2 accredited with a background in Engineering and Electronics and Data Storage and Transfer. Having studied and qualified as both a Mechanical and Electronic Engineer, he has spent the last 15 years designing and delivering Quality Systems and projects across many sectors in the UK, including both national and local government.