• (0)
    ISO-14001-blog

    Base de conhecimento ISO 14001

    O papel da gestão de riscos na norma ISO 14001:2015

    A norma ISO 14001:2015 será lançada ainda este ano e entre várias mudanças fundamentais, ela salienta a necessidade por maior gestão estratégica do risco para substituir e melhorar o atual sistema que se apóia mais em um processo de ação “reativa”preventiva. Saiba mais sobre as mudanças na ISO 14001 aqui: Quais são os 5 principais destaques no Esboço de Norma Internacional (DIS) ISO 14001:2015?

    Outra mudança fundamental é o aumento do envolvimento da “alta direção” neste processo. Estas mudanças podem não soar dramáticas, mas elas irão requerer que nossas organizações demonstrem evidência de aumento e melhoria do planejamento estratégico dos riscos e de sua execução. Mais importante, quais impactos elas terão no ambiente se executadas corretamente?

    Medidas preventivas versus gestão estratégica dos riscos

    A norma ISO 14001:2004 se apoia na gestão de riscos junto com ações corretivas e preventivas para minimizar o impacto que um negócio tem no ambiente; contudo, a proporção na qual se espera que os anteriores sejam executados não está especificada. A norma 14001:2015 buscará substituir a “ação preventiva” por “aumento da gestão dos riscos”. Assim, o foco se moverá de ações preventivas, que podem ser menos eficazes porque podem ser executadas apenas por certos indivíduos dentro da organização, para a gestão de riscos, que deveria ser um processo mais minucioso devido as entradas e comprometimento de múltiplas partes interessadas, com um elevado senso de importância devido a mudança da norma. Da mesma forma, se você tem que prover uma ação corretiva, você está reagindo a um evento que já aconteceu. A nova norma visa prevenir estes incidentes descritos pelo uso da gestão de riscos e avaliação proativa dos riscos.

    O propósito da “gestão estratégica dos riscos” é focar a alta direção e a equipe da organização tanto para investir mais tempo avaliando, pesquisando e entendendo aspectos que podem representar riscos ao ambiente, e para executar estas ações antes que qualquer impacto ambiental seja sentido, em oposição a durante ou depois.

    Gestão de riscos: Os benefícios ambientais chave

    Está claro que as mudanças no Esboço da Norma Internacional são concebidas para assegurar que um olhar proativo, medido e estratégico seja dado com relação a preocupações ambientais. Os benefícios chave para o ambiente deveriam vir de um maior viés para a identificação e prevenção de incidentes, ao invés de reagir a eventos. Este foco terá um enorme efeito positivo no ambiente e no legado que deixamos para gerações futuras. Com as melhorias coletivas da ISO 14001, organizações acreditadas e em conformidade por todo o mundo positivamente terão impacto no planeta onde vivemos e nos recursos que deixamos para outros.

    Gestão de riscos: Os benefícios para sua organização

    Considere como você conduz seu sistema ambiental hoje. Seu processo de análise crítca pela direção deveria direcionar seu caminho em termos de alvos e metas gerais, mas sua equipe pode executar a grande maioria do trabalho diário “plan, do, check, act” (Veja também: PDCA na norma ISO 14001).

    A mudança em direção ao planejamento estratégico de como você avalia aspectos ambientais, pelo envolvimento de sua equipe de gestão, criará uma mudança fundamental no desempenho ambiental. Considere que agora se tornará norma para toda sua equipe de gestão pensar sobre quaisquer aspectos que possam afetar seu negócio e discutir como estes riscos serão geridos, mitigados e removidos. Muitos “aspectos” ambientais, que em tempo se tornam “incidentes”, são onerosos não apenas para o ambiente, mas também para o seu negócio. Você deveria ver agora uma melhoria definitiva nesta área de critérios de desempenho, e seus indicadores de desempenho ambiental chave deveriam melhorar. Revisão, ajuste e melhoria continua constante assegurarão que este ciclo continue. Prevenção, com a ajuda de um planejamento e gestão de riscos prévios, é muito melhor do que uma cura.

    Em suma, uma maior mudança em direção a gestão de riscos estratégicos resultará em benefícios tanto para o planeta quanto para o desempenho financeiro de sua organização. As mudanças na ISO 2014:2015 entrarão em vigor ainda este ano, mas os benefícios são evidentes. Talvez seja melhor iniciar agora… o que você está esperando?

    Por que não aprender mais visitando nosso ISO 14001:2015 Internal Auditor online course.

    Advisera John Nolan
    Autor
    John Nolan
    John Nolan is a Fellow of the Institute of Leaders and Managers in the United Kingdom, and Prince 2 accredited with a background in Engineering and Electronics and Data Storage and Transfer. Having studied and qualified as both a Mechanical and Electronic Engineer, he has spent the last 15 years designing and delivering Quality Systems and projects across many sectors in the UK, including both national and local government.